Festival Sons com História regressa a Castelo de Vide em agosto

Três espetáculos musicais e uma missa cantada marcam a programação da 2.ª edição do festival Sons com História, que vai decorrer em agosto, em Castelo de Vide (Portalegre), revelou a câmara municipal.

Promovido pelo município de Castelo de Vide, o festival vai decorrer nos dias 21 e entre 27 e 29 de agosto, em locais considerados “emblemáticos” daquela vila alentejana, segundo a organização.

No ano passado, o certame foi adiado devido à pandemia da COVID-19, mas, este ano, a organização quer retomar a iniciativa, cujo “pontapé de saída”, no dia 21 de agosto, vai ser dado com um concerto na Praça de Armas do Castelo local, pelas 21h30.

Ana Quintans (soprano), Miguel Amaral (guitarra portuguesa) e Diana Vinagre (violoncelo) são os músicos convidados deste primeiro espetáculo.

Segundo o programa, a formação Alma Ensemble sobe ao palco no dia 27, pelas 21h30, com um concerto na Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa, naquele concelho do distrito de Portalegre.

No dia seguinte, à mesma hora, o adro da Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa acolhe a “Gala da Ópera”, com Rita Marques (soprano), João Rodrigues (tenor), André Henriques (barítono) e a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

Por último, no dia 29, às 12h00, a mesma igreja acolhe uma missa cantada, protagonizada pelo agrupamento Alma Ensemble.

De acordo com a organização, as entradas para os espetáculos são gratuitas.