A sessão de apresentação do livro da autoria de Fátima Farrica, com chancela da Caleidoscópio e editado pelo município de Viana com o apoio da freguesia de Aguiar, é apresentado sábado a partir das 19h00 no Facebook do município.
Para além da autora do livro, Fátima Farrica, vão estar ainda presentes na sessão, Hermínia Vilar, da Universidade de Évora, António Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Aguiar, Bengalinha Pinto, autarca de Viana do Alentejo e Jorge Ferreira, da Editora Caleidoscópio.
A obra dá a conhecer o primeiro foral de Aguiar concedido em 1269 pelo cavaleiro Estevão Rodrigues, mostrando a realidade daquela localidade medieval e, a partir daí, a vivencia da época em áreas como o poder local, a sociedade e a economia, para além da transcrição do texto original e o fac-símile do documento.
A iniciativa que se realiza em Aguiar estava prevista acontecer em janeiro, no âmbito das Comemorações da Restauração do Concelho, tendo sido adiada devida à situação pandémica.
De relembrar que, em 2016, as freguesias de Aguiar e Viana do Alentejo, assinalaram os 500 anos sobre a atribuição dos seus forais manuelinos com um conjunto de atividades que culminou com apresentação do livro “Os Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo: 500 anos” da autoria de Fátima Farrica e Francisco José Baião, onde estão reproduzidos, em edição fac-similada, os textos dos forais de Leitura Nova outorgados pelo rei D. Manuel I, em 1516.
O livro encontra-se disponível para venda nos Postos de Turismo do concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques, onde quem pretender adquirir ou já adquiriu a obra, a poderá deixar para ser autografada pela autora.