Gravuras de Nelson Mandela expostas em galeria de arte de adega em Estremoz

As 36 obras de arte criadas por Nelson Mandela e que formam a exposição são datadas do período entre 2001 e 2005 e estão distribuídas pelas séries Luta e Ilha Robben.   

Uma exposição com 36 desenhos e pinturas da autoria do histórico líder sul-africano Nelson Mandela será aberta ao público amanhã, na galeria de arte de uma adega em Estremoz.

A mostra é promovida pela fundação House of Mandela Art, em parceria com a Sovereign Art Foundation, e vai estar patente ao público até 12 de setembro na galeria de arte da adega Howard’s Folly.

As obras, pertencentes à coleção da fundação promotora, “espelham a conhecida história da vida” de Nelson Mandela (1918-2013), sublinharam os promotores. As 36 obras de arte criadas por Nelson Mandela e que formam esta exposição são datadas do período entre 2001 e 2005 e estão distribuídas pelas séries ‘Luta’ e ‘Ilha Robben’, adiantou a organização.

A série ‘Luta’ é constituída por cinco desenhos que “sintetizam a história da sua vida”: o “Punho Cerrado”, que “representa os anos de luta”, a “Prisão”, com “as suas mãos atadas que simbolizam o seu encarceramento durante 27 anos”, a “Liberdade”, com “o partir os grilhões”, a “Unidade”, que simboliza que “Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente” e a “Mão”, com a “sua mão estendida na direção da mão de uma criança”.

Já o conjunto de obras que compõe a série ‘Ilha Robben’, de 2002, evoca “o tempo que (Nelson Mandela) passou” naquele território e onde “regressou para melhor capturar a sua essência, usando cores garridas numa série de trabalhos intitulados “A cela”, “A janela”, “A igreja”, “O farol” e “O porto”.

A galeria de arte desta adega alentejana foi escolhida para acolher a exposição por Mitch Webber, sul-africano, proprietário de um alojamento local em Evoramonte, também no concelho de Estremoz, e considerado “guardião destas obras”.

As gravuras expostas da coleção da fundação House of Mandela Art, algumas delas assinadas, estarão à venda com preços entre os 150 euros e os 42.760 euros, revertendo as receitas para a Fundação House of Mandela Art e Sovereign Art Foundation.