Skate Parque palco da primeira edição do Setúbal Jam

Skate, arte urbana, uma iniciativa de consciencialização ambiental e concertos com jovens artistas da região são destaques do evento Setúbal Jam, agendado para dia 21.

A primeira edição do Setúbal Jam, a realizar no Skate Parque de Setúbal, na zona de Algodeia, entre as 10h00 e as 21h00, inclui dezenas de atividades dinamizadas com o envolvimento da juventude da região, nomeadamente movimento associativo juvenil, artistas e atletas, avança a autarquia sadina em comunicado de imprensa.

Segundo a câmara municipal, o evento tem como principal objetivo trabalhar a “inclusão e os valores de cidadania, de solidariedade e de pertença com recurso ao skate, modalidade que se estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e que é habitualmente entendida como radical e menos acessível”.

“A promoção do desenvolvimento social do território, com o fortalecimento do movimento associativo e da aproximação da juventude à cidade, é outro propósito da iniciativa, que tem os jovens como público-alvo, apesar de a programação estar aberta a toda a comunidade”, lê-se no documento.

Ao longo do dia vão ser apresentados espetáculos musicais, arte urbana ao vivo com a participação de perto de duas dezenas de graffiters, demonstração de manobras inclusivas de skate e um concurso de “best trick”.

Além da música e do skate, o Setúbal Jam, de entrada livre, conta com uma iniciativa de recolha de beatas e construção de beatões, além de ser aprovada uma proposta de resolução para a problemática.

O cartaz apresenta concertos com os DJ Décio e Santimob, entre as 10h00 e as 16h30, os NASTYBEE, às 17h00, Diogo Guima, às 18h15, Moços do Bêco, pelas 19h30, e Cozy, Isotw, Migvi, Niko e Tomxs, a partir das 20h15. Entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 16h00, o programa reserva workshops de personalização de tábuas, dinamizados pela All aBoard. Há, ainda, aulas de iniciação ao skate orientadas pela Federação de Patinagem de Portugal, entre as 10h00 e as 12h30.