Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital do Montijo certificada pela DGS

Modelo ACSA é o adotado para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional.

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) do Hospital do Montijo foi acreditada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português.

O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a “certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português”, segundo um comunicado o Centro Hospital do Barreiro Montijo (CHBM).

A equipa da UCA Montijo iniciou o processo de acreditação em março de 2019, no âmbito da estratégia organizacional de qualidade do CHBM, passando pelas fases de candidatura, autoavaliação e auditoria externa, tendo sido concluído agora em setembro de 2021 com o reconhecimento e acreditação.

Para a responsável da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital do Montijo, Ana Arranhado, citada na nota,“esta certificação representa o reconhecimento da qualidade do trabalho diariamente desenvolvido na UCA – Montijo, fruto do empenho e dedicação de uma equipa, que centra nos utentes o foco de toda a atenção. Representa, também, a responsabilidade acrescida de manter elevados padrões de organização/atuação, num processo de contínuo crescimento”.

“O Conselho de Administração felicita a Unidade de Cirurgia do Ambulatório do Hospital do Montijo, e todos os outros serviços que numa articulação pluridisciplinar colaboram com esta Unidade” adianta o centro Hospitalar, elogiando o resultado positivo alcançado que é “potenciador de um importante movimento de melhoria contínua da qualidade na Instituição e uma mais-valia para os utentes que recorrem a este serviço”.