Esta semana apresentamos o ranking das 200 maiores exportadoras do distrito. Feita as contas, as vinte maiores somaram em 2020, primeiro ano da pandemia, mais de seis mil milhões de euros em exportações, as restantes no quadro das 200 maiores, não foram além de 675 milhões. Mas as mais pequenas mostraram resiliência. É a grande assimetria na exposição aos mercados internacionais e fraqueza na cadeia de valor.
E no que diz respeito aos mercados internacionais, os portos de Sines e de Setúbal estão na base de tudo. As duas infraestruturas portuárias são o principal motor da economia da região, por onde passam as principais mercadorias. E continuam a crescer e criar mais oportunidades.
Também no setor dos vinhos as grandes empresas vitivinícolas da região exportam cerca de 30 milhões por ano, sendo que este crescimento tem sido contínuo e consolidado. É um setor em grande expansão.
E ainda na área dos negócios, a Docapesca vai avançar com uma lota na Carrasqueira. A obra deverá estar concluída dentro de quatro meses e vai requalificar aquela área piscatória. A empreitada do novo pavilhão em Sines também está prestes a arrancar e deve funcionar já no próximo verão.
Estas e outras notícias no seu Semmais.
Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.
Fique seguro!
Nós informamos.