Cidade sadina adere à campanha de monitorização de periquitos-de-colar

Iniciativa visa apelar à participação dos cidadãos na identificação da espécie periquito-de-colar em meio urbano.

A iniciativa, promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, contribui para a elaboração de um recenseamento nacional do periquito-de-colar (Psittacula krameri), com o objetivo de perceber a dimensão populacional da espécie e a distribuição ao longo do país.

“Os voluntários interessados em participar na iniciativa só precisam de passear num jardim, parque ou outra zona verde da cidade ao final do dia, entre as 16h30 e o pôr do sol, e registar os periquitos-de-colar observados, tentando também perceber se estão a alimentar-se ou a juntar-se numa árvore para descansar” adianta a câmara de Setúbal em comunicado.

O registo deve ser submetido entre os dias 1 e 30 de novembro numa página criada para o efeito, disponibilizada em https://www.spea.pt/voluntariado/ajude-nos-a-contar-periquitos/.

Os periquitos-de-colar são aves ruidosas e sociáveis e têm uma coloração geral verde, com uma longa cauda pontiaguda e bico vermelho. Os machos têm a particularidade de possuir um colar preto e rosa.

Além de Setúbal, a espécie pode ser encontrada nos concelhos de Sesimbra, Seixal, Montijo, Almada, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra, Coimbra, Caldas da Rainha, Maia, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Faro, Portimão, Povoação, Ponta Delgada e Funchal.