Politécnico de Setúbal e Santander Universidades apoiam inovação pedagógica

São quatro os projetos que o júri do concurso IPS & Santander-InovPed, com o apoio do Santander Universidades, decidiu premiar com o financiamento global de 10 mil euros.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai, ao longo deste ano letivo, por em prática quatro novos projetos nas áreas das Ciências Empresariais, Saúde e Educação, três dos quais de dimensão internacional.

Neste âmbito, docentes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e do Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil, vão por no terreno o projeto COTADAS (CO-criation To Analyses and Development of Strategic Scenarios) que pretende formar e preparar futuros gestores para os desafios reais e problemas atuais das empresas, através da criação de equipas multidisciplinares, internacionais e multiculturais para a avaliação de cenários e cocriação de propostas de valor inovadoras e sustentáveis.

O CiEL – Cocreation in Experiential Learning aposta, igualmente, na multidisciplinaridade e multiculturalidade, propondo-se encontrar soluções em cocriação (com equipas de trabalho constituídas por estudantes e elementos do tecido empresarial) para o fenómeno da mobilidade elétrica partilhada. Este projeto coloca de novo a ESCE/IPS em estreita colaboração com a Universidade Federal de Santa Maria, também do Brasil.

Na área da saúde, foi aprovado para financiamento o projeto S4Health – Simulation for Health, que visa otimizar a simulação enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem de Enfermagem e associar-lhe um conjunto de estratégias pedagógicas, com a utilização de tablets e outros recursos tecnológicos. A proposta será implementada por docentes da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) e da Oulu University of Applied Sciences (OAMK), da Finlândia.

Já o ARTICULAR – Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, a desenvolver por docentes da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, visa promover articulação, a partir de livros infantis, entre diferentes áreas disciplinares como a Matemática, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

Segundo Ângela Lemos, vice-presidente para a Inovação Pedagógica do Politécnico de Setúbal, os projetos apresentados a concurso “cumpriram o propósito da sua criação na medida em que se centram no desenvolvimento de novos formatos e novas metodologias de ensino, apoiando-se, por exemplo, na cocriação e na inclusão das tecnologias digitais ao serviço da formação superior, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de competências transversais tão necessárias ao seu futuro desempenho profissional”.

As propostas submetidas foram avaliadas por um júri composto por três docentes externos ao IPS, nomeadamente a Universidade Nova de Lisboa e os politécnicos do Porto e de Leiria.