Politécnico de Setúbal promove webinars sobre desenvolvimento sustentável

Em debate vão estar os chamados 5’Ps, ou seja, Prosperidade, Paz, Pessoas, Planeta e Parcerias.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) regressa à reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de um segundo ciclo de webinars, que começa amanhã e termina em dezembro.

No âmbito da iniciativa, estão previstas seis sessões de acesso livre que agrupam as 17 metas de sustentabilidade das Nações Unidas em cinco grandes temáticas ou eixos de atuação, os chamados 5’Ps:  Prosperidade, Paz, Pessoas, Planeta e Parcerias.

A abertura do ciclo, pelas 10h00, estará a cargo de Mário Parra da Silva, presidente da Aliança dos ODS Portugal, e de Francisco Lopes, diretor de Planeamento e de Políticas de Empresa do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que abordam o tema “Agenda 2030 | ODS: Porquê e para quê?”

A 4 de novembro, discute-se o eixo da Prosperidade, numa conversa que contará com os contributos de Cristina Daniel, diretora executiva da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, e de Mário Ceitil, presidente da direção da APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas.

Segue-se, no dia 10, a temática da Paz, num webinar protagonizado pela socióloga Maria João Freitas e por Maria do Carmo Pinto, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Para falar sobre o eixo de atuação Pessoas foram convidadas, na sessão de dia 25 de novembro, Tânia Barbosa, administradora da Fundação AMI – Assistência Médica Internacional, e Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género.

Dezembro é dedicado às temáticas do Planeta e das Parcerias. O primeiro webinar, no dia 6, pelas 11h00, será conduzido por Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e por Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

Para encerrar o ciclo, dia 14, estará em cima da mesa o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, uma reflexão que contará com os contributos de António Gomes Martins, membro fundador da Rede Campus Sustentável, Marcelo Bizerril, da FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, e de um representante GRACE – Empresas Responsáveis.