Porto de Sines realiza simulacro de evacuação de edifícios

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou no exercício “A TERRA TREME”, iniciativa a nível nacional promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Esta ação foi realizada com o intuito de sensibilizar para o risco sísmico e para a importância de adoção de comportamentos de autoproteção, perante a ocorrência de um sismo. A participação considerou a realização de dois simulacros em simultâneo, para testar a eficácia das medidas de autoproteção implementadas, na vertente de emergência, em dois dos edifícios da APS, designadamente o Edifício Sede e o Edifício de Apoio Logístico da ZAL Sines.

“Após a ativação da sirene, que durou cerca de 30 segundos, os ocupantes dos edifícios cumpriram com zelo e rigor o procedimento operacional que era esperado, enquanto a Brigada de Intervenção da APS promovia os procedimentos de resposta à emergência previstos no Plano de Emergência do Porto de Sines”, afirma a entidade portuária em comunicado.

Segundo a APS, a empresa “atribui grande importância às questões de segurança, principalmente no que respeita à proteção das pessoas, sendo que este tipo de simulação contribui para treinar e reforçar a capacidade de resposta dos serviços da autoridade portuária em eventuais situações reais”.