A CDU vai voltar a candidatar a deputada e dirigente do PCP Paula Santos às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Setúbal, que em 2019 foi a ‘número dois’ da lista por este distrito, foi hoje anunciado.
Na lista dos primeiros candidatos às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro, divulgada pela Coligação Democrática Unitária (CDU), Paula Santos vai substituir o membro da Comissão Política do Comité Central comunista Francisco Lopes como cabeça de lista por Setúbal.
A também membro do Comité Central do PCP foi eleita pela primeira vez em 2009 e é deputada desde então. Na presente legislatura integra as comissões de Saúde, e de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.
No círculo de Setúbal, em 2019, a CDU elegeu três deputados, entre os quais Francisco Lopes – o ‘histórico’ do PCP e membro da Comissão Política do Comité Central que abdicou poucos dias depois para dar lugar a Bruno Dias -, Paula Santos e José Luís Ferreira, do Partido Ecologista “Os Verdes”.
De ‘números dois’ nas últimas eleições a primeiros candidatos da CDU às legislativas de 30 de janeiro sobem também Catarina Marques, pelo círculo eleitoral de Faro e que também foi a candidata à Câmara Municipal nas autárquicas, Jorge Fael (Castelo Branco) e Alexandre Hoffmann Castela (Viseu).
Nestes três distritos a coligação não elegeu deputados nas últimas eleições.
Em Coimbra, a CDU vai repetir o professor de violino no Conservatório de Música Manuel Pires Rocha, que também é membro da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. Há dois anos a CDU também não elegeu deputados neste círculo eleitoral.
O mesmo sucede na Guarda, com o arqueólogo André Santos, de 42 anos, que também é membro da direção da Organização Regional da Guarda do PCP
Em Bragança, Joana Monteiro foi a escolhida para encabeçar a lista da coligação.
A primeira candidata tem 31 anos, é enfermeira e é uma estreante no encabeçamento das listas de deputados pelo círculo de Bragança. Neste distrito, em 2019, a coligação não elegeu deputados.
A CDU elegeu 12 deputados nas eleições legislativas de 2019, dez dos quais formaram o grupo parlamentar do PCP e dois (José Luís Ferreira e Mariana Silva) a bancada do PEV.
Na bancada comunista foram eleitos: por Lisboa Jerónimo de Sousa, Alma Rivera e Duarte Alves, pelo Porto Diana Ferreira e Ana Mesquita, por Setúbal Bruno Dias e Paula Santos, por Santarém António Filipe, por Beja João Dias, e por Évora João Oliveira.