Tenor setubalense atua na Catedral de Estrasburgo

O tenor setubalense João Mendonza, de 30 anos, que brilhou no programa “All Together Now”, da TVI, com a pontuação máxima, atua este domingo na Catedral Notre-Dame de Estrasburgo, dando continuidade à sua aposta numa carreira internacional.

João Mendonza, segundo revelou ao Semmais, é o primeiro artista português a cantar nesta Catedral, uma das maiores igrejas do mundo, construída no século XV. “Tive conhecimento que já lá atuou uma orquestra portuguesa, mas artista português a solo nunca ninguém lá atuou, o que é uma grande honra para mim”.

Na cidade de Estrasburgo, Mendonza irá apresentar “Ave Maria” ao público francês. O convite partiu através do Arcipreste D. Didier Muntzinger, para interpretar a canção original do grupo Passione, do compositor Carlos Barreto Xavier, que serviu como “Oferenda Oficial do Estado Português” ao Papa Francisco, entregue em mãos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Santo Padre, aquando da sua visita peregrina ao Santuário de Fátima, em 2015.

Durante a sua estadia em Estrasburgo, que se prolonga por quinze dias, Mendonza tem também agendados vários concertos de Natal pela cidade, onde decorre a maior Feira de Natal do mundo. “A feira espalha-se por toda a cidade. Já a conheço e é lindíssima”. Estes eventos são realizados com o apoio do Consulado-Geral de Portugal e da Embaixada Portuguesa junto do Conselho da Europa.

João Mendonza está, neste momento, em estúdio, a gravar o seu primeiro álbum a solo, com “um estilo novo de fado, com toques líricos”, com produção de Jorge Fernando, conhecido por lançar novos talentos na música portuguesa, como Mariza, Ana Moura ou Camané. “É, para mim, um dos maiores produtores portugueses e já cantei com ele em alguns eventos”, justifica a escolha do ex-guitarrista de Amália Rodrigues para seu produtor.