O presidente da Associação Empresarial de Elvas (Portalegre) disse que o setor aguarda com “expectativa” a visita dos clientes espanhóis para as compras de Natal, apesar de existir “algum receio” devido à pandemia da covid-19.
“Estamos apreensivos”, mas, ao mesmo tempo, “temos muita expectativa nesta semana que entra agora, que é uma semana muito forte de visitas de espanhóis”, argumentou à agência Lusa o responsável da associação, João Pires.
O dirigente frisou que espera que o volume de vendas neste período do ano “seja pelo menos igual ao do ano passado” ou “ainda melhor”.
O facto de ser apenas exigido o certificado de vacinação aos cidadãos oriundos dos países da União Europeia considerados de risco baixo ou moderado, “veio facilitar” a visita dos clientes espanhóis a Elvas, cidade classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
No entanto, o dirigente admitiu que possa haver “alguma contenção” por parte dos clientes espanhóis na altura de rumarem a Elvas, pelo que “os comerciantes estão expectantes” em relação ao que poderá suceder nos próximos dias.
O presidente da Associação Empresarial de Elvas sublinhou também que a situação “não está fácil” para os comerciantes nesta altura, porque existe “contenção económica” devido à pandemia.
“Quem tem não gasta e quem não tem não o pode gastar, devido à crise económica que advém da pandemia”, lamentou.
Nos próximos dias, a associação vai desenvolver iniciativas relacionadas com o Natal para “atrair” o consumo interno e, do outro lado da fronteira, está a promover uma campanha para explicar ao público espanhol como pode passar a fronteira, uma vez que “não existem grandes limitações” para entrar em Portugal.
“Estamos a tentar dar os passos que acreditamos que podem ser dados neste momento, porque a incerteza é (no) dia a dia”, pois, os números de infetados pelo SARS-CoV-2 “estão a aumentar”, não só em Elvas, mas também em Badajoz e na Estremadura espanhola.
Para “animar” a época natalícia e ajudar a atrair visitantes a Elvas, o município iluminou, desde o início deste mês, diversas ruas, num investimento na ordem dos 35 mil euros.
Um dos “grandes atrativos” foi a colocação de uma árvore de Natal, com mais de 14 metros de altura, na Praça da República.