Reguengos de Monsaraz volta a disponibilizar medicamentos urgentes à noite

Autarquia chegou a acordo com as farmácias para a medida entre em vigor a partir de 1 de janeiro.

O executivo camarário de Reguengos de Monsaraz reuniu, recentemente, com as farmácias do concelho e chegou a um acordo para ser implementado um turno de disponibilidade. Assim, a partir do próximo sábado, após as 21h, depois do horário normal de funcionamento, qualquer munícipe ou visitante que tenha receita médica ou necessite de algum medicamento urgente durante a noite, poderá ligar para o número 1400 (chamada gratuita) e será encaminhado para a farmácia da sua área de residência.

“A linha foi criada pela Associação Nacional das Farmácias e deverá ser utilizada apenas para situações urgentes, que serão avaliadas pela própria linha, disponibilizando aos utentes as indicações necessárias para se dirigirem à farmácia mais próxima que possa dar resposta ao pedido”, avança a autarquia em comunicado.

Este meio de proximidade entre as pessoas e as farmácias, segundo a mesma fonte, promove a acessibilidade, a segurança, a conveniência e a rapidez na relação com a farmácia.  “A linha está também disponível 24 horas todos os dias para que os utentes possam reservar ou encomendar medicamentos e produtos de saúde na sua farmácia e ajuda a encontrar medicamentos de disponibilidade reduzida”, lê-se na nota de imprensa.

Segundo o município, vai ser realizada uma campanha de informação e de sensibilização juntos dos munícipes, no início de janeiro, nas redes sociais, no site institucional da câmara, nos meios de comunicação social do concelho e através de um folheto que será entregue nos domicílios.