O município instalou os espaços de atendimento ponto de atendimento nos Paços do Concelho e no Centro Cultural, em Montargil.
A iniciativa, que resulta da colaboração entre a administração central e as autarquias locais, permite às populações ter acesso a inúmeros serviços de entidades públicas e privadas.
“Nestes novos balcões pode, por exemplo, tratar da Carta de Condução, apresentar despesas da ADSE, pedir nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária”, esclarece em comunicado enviado ao Semmais, a vereadora Alda Falca, que refere outros exemplos como “tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, fazer a alteração da morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura”.
Segundo o município, o Espaço Cidadão presta um serviço de proximidade às populações, garantindo que todos aqueles que, por qualquer razão, não podem ou não querem recorrer aos serviços públicos digitais têm acesso com acompanhamento personalizado.
O modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais. “E é uma mais-valia para o concelho de Ponte de Sor”, diz a autarquia no mesmo comunicado.