Segundo Arrábida Walking Festival agendado para março

Conhecer plantas medicinais e comestíveis, realizar passeios pedestres e participar em workshops são algumas das atividades do festival.

A riqueza singular da flora do Parque Natural da Arrábida é desvendada na segunda edição do festival de caminhadas, que se realiza entre 25 e 27 de março.

O Arrábida Walking Festival (AWF), uma organização conjunta da Biotrails e dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, disponibiliza vários percursos pedestres, num evento que alia o turismo de natureza ao lazer e ao bem-estar.

“Além de estimular estilos de vida saudáveis, a atividade proporciona uma oportunidade diferenciada para se conhecer o Parque Natural da Arrábida com experiências que possibilitam uma interação muito próxima com os vários ecossistemas a percorrer”, afirma a autarquia sadina em comunicado.

A par do programa central de passeios, que à semelhança do ano passado mantém “A Grande Rota Arqueológica”, esta edição inclui “um conjunto de caminhadas à descoberta da riqueza singular da flora da Arrábida”, acompanhadas por especialistas, com destaque para a colaboração da Sociedade Portuguesa de Botânica.

“O objetivo é identificar diferentes plantas em cada trilho e proporcionar uma visão global das especificidades da flora desta área protegida, composta por cerca de 1450 espécies, que correspondem a aproximadamente 40 por cento da diversidade natural existente em Portugal, explica a edilidade.

No AWF é possível participar numa aula de botânica em movimento, na qual têm a oportunidade de conhecer “algumas plantas medicinais e comestíveis”, bem como os seus usos e propriedades, e “fazer uma prova de infusões”.

E ainda pode usufruir de atividades, como percursos temáticos, workshops gastronómicos e de fotografia, visitas guiadas e uma caminhada acessível a pessoas com deficiência visual, num percurso pedestre sensorial.

Durante os três dias do final de março, o Arrábida Walking Festival 2022 apresenta opções de trilhos e atividades, diurnas e noturnas. “As intensidades variam entre baixa, média e alta, e percursos adaptados para crianças com o objetivo de proporcionar caminhadas em família”, lê-se no documento.