Almada vai ser palco de etapa do circuito mundial de judo

O Grand Prix Portugal 2022 cumpre-se, em Portugal, pela primeira vez, e Almada foi a eleita para o receber entre 28 e 30 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade.

A prova estava prevista realizar-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas, mas devido à situação pandémica que o país atravessa, o Governo prolongou o centro de vacinação neste local, levando a Federação Portuguesa de Judo, juntamente com as autoridades competentes, a procurar uma alternativa, sem comprometer a realização do evento. Assim, o Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada foi o escolhido para receber o novo Grand Prix português.

“Estamos felizes e orgulhosos de incluir Portugal no calendário, uma vez que têm sido muito ativos nos últimos anos, enquanto proporcionaram um palco seguro para atletas de todas as idades durante os desafios dos últimos dois anos”, afirma presidente da Federação Internacional de Judo, Marius Vizer, adiantando que “com a organização bem-sucedida de campeonatos continentais e eventos mundiais para os veteranos e kata no seu currículo, todos podem sentir-se confiantes de que a abertura da temporada está em mãos muito fortes e é, exatamente, por isso que Portugal é o lugar perfeito para começar”.

Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, garantiu total empenho “em tornar esta etapa do Circuito Mundial uma referência, não só a nível organizacional, mas também do ponto de vista desportivo”. “Estamos motivados para fazer desta competição um evento memorável. Gostaríamos também de assegurar que todas as medidas de segurança serão tomadas para garantir a saúde e proteção de toda a família do judo”, sublinhou.

Segundo a Bola, são esperados mais de 500 atletas de 80 países na primeira grande competição do ano, que concede 700 pontos para o ranking mundial aos vencedores de cada categoria.