Marvão assinala a 124º aniversário da Restauração do Concelho

O município comemora, esta segunda-feira, a data com iniciativas online na sua página de Facebook e um pequeno apontamento pirotécnico no castelo.

Para assinara o 124º aniversário da Restauração do concelho, a câmara vai ainda desenvolver uma ação escolar junto dos estudantes, a fim de “dar a conhecer ao público mais jovem a história e o património de Marvão”. A apresentação estará a cargo do historiador Jorge de Oliveira, professor catedrático da Universidade de Évora.

“É extremamente importante que as nossas crianças e jovens se envolvam e sintam orgulho daquela que é a história e a identidade de todos nós. Conhecer a história e o passado do nosso concelho é meio caminho andado para sabermos quem somos e que futuro queremos alcançar e construir. Daí ter nascido a ideia de realizar esta pequena ação pedagógica junto da comunidade escolar, de forma a potenciar e valorizar o nosso património”, defende em nota enviada ao Semmais, Luís Vitorino, presidente da câmara.

Refira-se que a Restauração ocorreu em 1898 e representa a reconquista da independência política após uma reorganização administrativa que anexou Marvão a Castelo de Vide, com o objetivo de racionalizar recursos financeiros e humanos. “Esta situação durou três anos, altura em que Marvão voltou a ser reintegrado na divisão administrativa municipal e foi desanexado do concelho vizinho”, conclui a autarquia.