Mural vai ser pintado, brevemente, por artistas locais dos concelhos de Almada e do Seixal.
No âmbito das comemorações do 30º aniversário do Hospital Garcia de Orta (HGO), assinalado a 16 de dezembro, e para homenagear profissionais e utentes, a instituição convidou artistas de arte urbana dos concelhos de Almada e Seixal, nomeadamente Vasco Maio, Ricardo Wokx, Manel Alma e Miguel Ângelo Nurti, reunidos em “consórcio”, para a realização de um mural artístico no muro de acesso ao hospital, como forma de melhorar as condições do espaço exterior que circunda o HGO e conferir maior dignidade à instituição, avançou em nota de imprensa enviada à nossa redação o hospital.
De acordo com a mesma fonte, os artistas propõem dar vida ao referido espaço que, “tendo por base a ideia de ciclo, acompanha um círculo que começa onde acaba e acaba onde começa, completando-se e multiplicando-se em formas fractais”.
“A natureza e botânica envolvem todas as peças do mural e são os elementos que figuram e retratam as ideias base do legado do botânico Garcia de Orta e o cuidar. A partir daí, o projeto sugere a transposição de uma visão geral para uma visão micro celular e abarca vários conceitos e ideias, dispostos em várias camadas de observação e apreciação por parte dos profissionais, utentes e visitantes”, lê-se no documento, no qual o HGO afirma que “a leitura destes ciclos, a metáfora da vida e natureza, como a conhecemos com padrões de repetição e diversidade infinita, bem com os elementos de ciência e o seu estudo, fazem parte da proposta basilar e da harmonia da ideia do ciclo”.
O projeto – que terá início brevemente e se prevê com duração mínima de execução de três semanas – irá abordar vários “conceitos e ideias (como esperança, cuidado, coragem, amor, investigação e o botânico Garcia de Orta), dispostos em várias camadas de observação e apreciação por parte dos profissionais, utentes e visitantes”.
“Acreditamos que através desta intervenção de arte urbana e expressão artística será possível homenagear todos os profissionais do hospital, pela sua missão de prestação de cuidados de saúde, e o que de melhor imprimem diariamente há trinta anos; e também homenagear todos os utentes que têm sido tratados, cuidados e curados”, conclui a instituição.



