Autarquia da Moita realiza ações de sensibilização sobre biorresíduos nas escolas

Objetivo da autarquia é despertar o interesse das crianças sobre a importância da sustentabilidade.

No âmbito do projeto-piloto de recolha de biorresíduos porta-a-porta, a câmara da Moita está a promover ações de sensibilização nas escolas das zonas abrangidas pelo projeto municipal.

As sessões escolares têm o objetivo de cativar as crianças para a prática da sustentabilidade e disseminar junto das famílias as boas práticas ambientais, nomeadamente no que respeita à necessidade de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos urbanos.

“Através de uma abordagem lúdica e pedagógica, é explicada a forma correta de separar estes resíduos, bem como o processo de transformação dos resíduos orgânicos em fertilizante para agricultura e jardinagem, chamando-se a atenção para a importância de todos colaborarmos”, refere a autarquia em comunicado.

No final de cada ação, é oferecido às crianças um pequeno vaso com o produto final da transformação dos biorresíduos, ou seja, o composto, no qual semeiam ervas aromáticas ou outras plantas autóctones fáceis de germinar, para que percebam bem todo o ciclo de recolha e valorização dos biorresíduos.

“Tem sido muito positiva a recetividade dos alunos a esta iniciativa que, de uma forma geral, os professores consideram uma mais-valia para o ensino e aprendizagem das temáticas ambientais e para a criação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, no futuro”, afirma a edilidade.

Recorde-se que a campanha de recolha de biorresíduos porta-à-porta teve início em janeiro, nas zonas do Chão Duro e Broega, em cerca de 240 habitações unifamiliares, de munícipes que já aderiram ao novo projeto.

Segundo a autarquia nesta primeira fase, são abrangidas, além da freguesia da Moita (Chão Duro e Broega), também Sarilhos Pequenos, Gaio-Rosário e Alhos Vedros (Arroteias, Bairro Francisco Pires, Rego d’Água e Cabeço Verde). A recolha vai ser realizada duas vezes por semana, nos dias comunicados aos moradores aderentes.