Projeto desenvolvido pela Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy, para a criação de um jardim sustentável no Bairro 2 de Abril, conquistou o Prémio Voluntariado Jovem Montepio, que estimula ações inovadoras a nível nacional.
“As Traseiras”, é o nome do projeto social e ambiental, que pretende criar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inserido num bairro social, através da recuperação de um espaço verde degradado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, localizado no Bairro 2 de Abril.
“Queríamos dar uma vida nova a um espaço abandonado e vandalizado que existe nas traseiras da sede da nossa associação. No início do ano passado, desafiámos três jovens, o Tiago, a Érica e o Carlos, que desenvolveram o projeto em regime de voluntariado”, explica em comunicado Fernando Cruz, dirigente da Setúbal Academy.
Segundo o município, os voluntários estão, gradualmente, a limpar e a recuperar o espaço com o apoio da junta de São Sebastião, que forneceu material de jardinagem e facilitou o acesso aos viveiros.
“O projeto contempla ações de sensibilização da comunidade para as temáticas da sustentabilidade e alterações climáticas e a promoção de boas práticas para a recuperação e manutenção do jardim”, refere a autarquia numa nota enviada ao Semmais.
Deste modo, de acordo com a mesma fonte, a Setúbal Academy espera “contribuir para a melhoria da imagem urbana do bairro e para o combate à poluição, com o envolvimento dos moradores em ações educativas, formações e atividades de ocupações de tempos livres relacionadas com a recuperação e a manutenção do jardim, que funcionará também como um espaço de convívio entre diferentes gerações”.
Para a Associação e a Fundação Montepio, o “cariz inovador” de “As Traseiras” justifica o primeiro lugar no concurso nacional do “11.º Prémio Voluntariado Jovem Montepio”.
“Não estávamos à espera. Ficámos muito satisfeitos quando soubemos, porque acreditamos que este prémio é um ponto de partida para a realização de mais projetos ligados à sustentabilidade em Setúbal”, afirma o responsável Fernando Cruz.
Com esta distinção, o projeto recebe um apoio financeiro no valor de 2.750 euros, que visa “dar continuidade à criação do jardim sustentável e a realização de atividades de sensibilização ambiental dirigidas aos moradores”.