Associação Cultural Novas Ideias vence Prémio Voluntariado Jovem Montepio

“As Traseiras”, um projeto de cariz social que visa requalificar os espaços verdes do bairro 2 de Abril, foi o mais votado pelo júri entre as propostas apresentadas a nível nacional.

Dar uma nova vida aos espaços verdes do bairro 2 de Abril foi o objetivo do projeto social e ambiental que, criado pela Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy (ACNI), no âmbito da ação Direito a ter Direitos do IPDJ e apoiado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, foi premiado pela Fundação Montepio.

“As Traseiras”, segundo disse ao nosso jornal o presidente da ACNI, Fernando Cruz, consiste na “recuperação do espaço verde degradado, nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino”, onde se encontra a sede da associação.

Criado por voluntários, o projeto concorreu a nível nacional com outros 15 de 10 associações de Norte a Sul do país e acabou por ser o vencedor da 11ª edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio, com direito a um valor monetário de 2.750 mil euros.

A cerimónia de entrega do prémio, realizada quinta-feira nas instalações da junta de freguesia, contou com a presença do administrador da Fundação Montepio, Carlos Beato, que, ao Semmais, disse que “este é um projeto que se insere naquilo que é a estratégia da Fundação Montepio, que tem como designo principal o voluntariado jovem e aquilo que é possível fazer através das iniciativas da criatividade, em temas como a solidariedade, o desenvolvimento sustentável e a importância entre gerações”.

O mesmo responsável teceu largos elogios a este grupo de voluntários, referindo ainda que “As Traseiras” se “destacou pela excelente organização e apresentação da proposta”: “Estes jovens mereceram, de longe, ser o primeiro classificado, assim como o nosso aplauso e o grande apreço do júri qualificado, que foi constitui to por várias fundações de renome nacional”.

Quem também marcou presença e não ficou indiferente às atividades desenvolvidas pela ACNI foi Pedro Pina, vereador com o pelouro da Cultura na câmara de Setúbal, que entende o voluntariado como “um pilar civilizacional que se deve estimular, sobretudo nos mais novos, de uma forma construtiva, interessada e empenhada”. Na opinião do vereador, é esse o papel que a ACNI tem feito: “Enquanto executivo o que queremos é simplesmente agradecer por esta associação ser o que é, os caminhos que tem vindo a traçar, não só por melhorar o território da freguesia de S. Sebastião, mas sobretudo para dar o exemplo de que é possível participar na sociedade civil de uma forma ativa e com boas propostas”, concluiu.