A câmara vai aderir à campanha global “Construindo Cidades Resilientes” das Nações Unidas, na qual os municípios e as cidades são incentivados a implementar medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes.
A adesão do município foi aprovada esta quarta-feira em reunião de câmara e, segundo a autarquia, o principal objetivo passa por colocar o município do Seixal entre as cidades mundiais que desenvolvem políticas de prevenção e mitigação de riscos, assim como das eventuais vulnerabilidades sociais e económicas, através da aplicação do Quadro Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, a campanha “oferece soluções e mecanismos que permitem aos governos e às instituições locais identificar as lacunas na sua capacidade de resiliência e aumentar a sua capacidade financeira, técnica e de conhecimento para o planeamento do desenvolvimento e capacidade de gestão de risco, tornando-se o Seixal parte do grupo de cidades resilientes”.
“Atualmente já estamos a desenvolver diversos projetos no âmbito do ambiente, sustentabilidade e energia, integrados na nossa política de Smart Cities, que nos distinguem no âmbito da resiliência e que devem ser mostrados e potenciados em conjunto com outras cidades”, referiu.
O executivo camarário aprovou ainda comparticipações financeiras no valor global de mais de 200 mil euros para apoiar 73 coletividades desportivas que integram o movimento associativo popular do concelho.
Na reunião foi também aprovado um apoio à Casa do Educador do Concelho do Seixal, no montante de 75.106,70 euros, para financiar a execução dos trabalhos de conservação e restauro do antigo lagar de azeite que se encontra integrado nas novas instalações e um apoio de 100 mil euros à Sociedade Filarmónica União Arrentelense.
A câmara municipal aprovou ainda um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, nomeadamente a atribuição de uma verba de 3.040,15 euros para reparação de uma ambulância danificada e a dotação de 30.479,40 euros para a aquisição de uma nova ambulância e um apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, no valor de 67 .284, 56 euros, para aquisição de uma nova ambulância.