Caos nas urgências do hospital São Bernardo

O caos está instalado nas urgências da unidade hospitalar de Setúbal, onde dezenas de pessoas aguardam ser atendidas há várias horas.

De acordo com alguns relatos chegados ao Semmais há utentes que aguardam há mais de três horas pelo atendimento. Uns já conseguiram entrar nas salas de espera, outros permanecem em ambulâncias.

Estes atrasos serão consequência, de acordo com fonte hospitalar, de dois facores: a falta de pessoal médico e de enfermagem e, também, do elevado afluxo de pessoas com suspeitas de serem portadores do vírus da Covid-19.

O aumento de doentes com Covid-19 no distrito de Setúbal já havia sido aventado esta semana em vários setores de atividade. O Semmais consultou todos os hospitais do distrito para saber qual o ponto da situação. Nenhum dos referidos estabelecimentos forneceu qualquer número.

No São Bernardo foi sugerido que se contactasse o Serviço Nacional de Saúde. No hospital Barreiro/Montijo foi-nos apenas comunicado que havia um acréscimo de casos em todos os concelhos sob a sua área de influência (Barreiro, Montijo, Moita e Alcochete). Os hospitais Garcia de Orta, em Almada, e do Litoral Alentejo, em Santiago do Cacém, não responderam.