Esta quarta-feira entram ao serviço as viaturas que vão operar em alguns dos concelhos da margem Sul. Concessionários são responsáveis pela contratação de motoristas e garantem que os mesmos não vão faltar.
A partir de hoje começarão a sentir-se mudanças nos transportes rodoviários da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Existem mais e melhores autocarros, novas linhas com apresentações diferentes e mais eficazes e, garantem os operadores, sem hipóteses de falhas por eventuais faltas de motoristas, situação que foi recentemente levantada mas que, garante a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), não se verifica.
Os primeiros autocarros a entrar em serviço são os que irão circular na área 4, a qual compreende cinco concelhos (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal), tendo ainda ligações ao Barreiro, que tem transportes próprios e que irão articular-se com os da Carris Metropolitana.
“A ideia de que faltam motoristas para operar nas linhas não corresponde à verdade. Desconhecemos que exista essa dificuldade. Caso a mesma existisse, os operadores, que são responsáveis pela contratação e formação do pessoal, deveriam comunicar a situação e isso, até ao momento, ainda não aconteceu”, adiantou ao Semmais a responsável pela comunicação da TML, Filipa Stuber.
A TML, ainda de acordo com a mesma responsável, vai fazer a apresentação dos primeiros veículos, inaugurando a área 4, hoje, no Jardim da Bacalhoa, em Azeitão, numa cerimónia em que deverão marcar presença, entre outros, todos os 18 presidentes da AML.
Para facilitar a adaptação dos utentes aos novos transportes, os autocarros passam a exibir uma nova numeração constituída por quatro algarismos. O primeiro refere-se à área de circulação. O segundo número diz respeito ao concelho onde o autocarro circula ou se circula entre concelhos. Os dois restantes indicam o número da carreira.
Das 820 linhas que vão servir toda a AML, cerca de 160 são totalmente novas. As linhas, para facilitarem uma melhor compreensão e para que se perceba quais as zonas que servem, irão ainda ser identificadas com cores diferentes. Assim, os autocarros que fizerem carreiras de proximidades (Linha Próxima) estarão identificados com a cor azul. As carreiras com maior extensão (Linha Longa) terão a cor vermelha. Existe também a Linha Rápida, que estará identificada com a cor amarela e que, conforme o nome indica, procurará ser mais rápida que as restantes, circulando muitas vezes por autoestrada. Por fim existe a Linha Inter-Regional, que servirá para viajar para fora da zona da AML e que estará identificada com a tonalidade cor-de-rosa. A TML refere, por fim, que existem também as linhas Praia (de cor verde) e a Turística (laranja).
TML prevê melhorar a eficácia em 35 por cento
Quanto à eficácia destas novas designações e do aumento do número de carreiras, os responsáveis da TML acreditam que a mesma se fará sentir quase de imediato. Estimam que a melhoria seja na ordem dos 35 por cento, em consequência de existirem mais linhas e horários.
Para ajudar os utilizadores serão colocados nas quatro áreas um total de 370 painéis informativos. Este equipamento, instalado em paragens e estações transmitirão, entre outras, informações relativas ao tempo de espera.
Ainda no distrito de Setúbal importa referir que a área 3 será aquela que irá servir diretamente os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra. Estes três concelhos terão mais de 2000 paragens, sendo servidos por 149 linhas, das quais 50 são novas. A cidade da Costa da Caparica será a mais beneficiada. Nesta área estima-se que possam ser transportados anualmente cerca de 1,4 milhões de passageiros.
Quanto aos preços, de acordo com a AML, as tarifas serão as seguintes: Nas linhas locais oscilam entre os 85 cêntimos para os pré-pagos, e os 1,25 euros para os adquiridos a bordo. Nas linhas urbanas os mesmos títulos variam entre os 1,55 e os 2,60 euros. Nas linhas rápidas um ingresso comprado no autocarro custa 4,50 euros e se for pré-comprado atinge os 3,10 euros.
Relativamente aos preços, os passes Navegante irão manter os mesmos custos. O Navegante Municipal, que inclui apenas um município, custa 30 euros, enquanto o Navegante Metropolitanos (válido para os 18 concelhos da AML) custa 40 euros.
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Revolução nas designações
Com a chegada de novos veículos e a introdução de novos trajetos, a Carris Metropolitana quer igualmente aproveitar a ocasião para alterar parte das designações normalmente associadas ao transporte rodoviário. Assim, as vulgares camionetas deverão começar a ser conhecidas simplesmente por autocarros. As chamadas carreiras passam a ser linhas e as estações devem agora ser chamadas de paragens. Nestas, para se protegerem, os passageiros possuem abrigos e não coberturas. Os autocarros farão percursos e não itinerários.