Oitavo Festival Internacional de Música do Marvão arranca sábado

Certame conta com a participação de 600 músicos, vindos de todo o mundo, num programa com mais de 40 concertos.

Entre os dias 22 a 31 deste mês, decorre a 8ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão, aquele que já se tornou num dos certames de referência mundial no que toca a música clássica.

Com direção artística da soprano Juliane Banse e do maestro Christoph Poppen, esta edição contará com uma largar programação marcada por visitas guiadas, música de câmara, orquestras, eventos gastronómicos, ensaios com entrada aberta ao público, concertos para crianças, coros e exposições de arte.

Com mais de 40 concertos, onde se espera a participação de 600 músicos, vindos de todo o mundo, o certame envolverá os municípios de Portalegre, Monforte, Castelo de Vide e Valência de Alcántara, em Espanha. Os espetáculos estão espalhados por espaços como o Castelo de Marvão, a Igreja de N. Sra. da Estrela (Marvão), Igreja de São Tiago (Marvão), Centro Cultural (Marvão), Ammaia, Ruínas da Cidade Romana, Centro de Arte e Cultura, N. Sra. da Esperança (Castelo de Vide), Centro de Artes do Espetáculo (Portalegre), e, Explanada Rocamador (Valência de Alcántara).

Portalegre e Monforte recebem o prelúdio do festival nos dias 20 e 21. O Pequeno Auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, recebe, pelas 21h00, o cine-concerto “White Box Jacket Live”, curta-metragem de animação realizada por Sabine Theunissen, com coreografia de Gregory Maqoma e dança de Thulani Chauke, que terá como intérpretes ao vivo Catherine Graindorge, no violino e Angelo Moustapha.  A Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, recebe no dia seguinte o Jantar Musical de Prelúdio, pelo chefe Torsten Gillert, com animação musical a cargo de Juliane Banse (soprano), David James (contratenor), João Barradas (acordeão), Horácio Ferreira (clarinete), Christoph Poppen (violino) e Mirjam James (violoncelo).

Têm entrada livre os seguintes espetáculos:  “Missa de Mozart & celebração eucarística”, no dia 24 pelas 11h00 na Igreja de N. Sra. da Estrela; “Concerto laureados folefest”, no dia 27 pelas 11h00 na Igreja de São Tiago; Concerto para crianças: “O Touro Ferdinando para violino e voz”, no dia 28 pelas 14h00, no Centro Cultural de Marvão e no dia 29 pelas 11h00 na Igreja de São Tiago; e o concerto “Duas Idades de Ouro: Motetos sagrados e canções seculares de 1600 e de 1900-50”, no dia 30, pelas 11h00 na Igreja de N. Sra. da Estrela.