Em 2021, o Serviço registou mais de 11 mil consultas, mais de 5 mil sessões de Hospital de Dia e assistiu em internamento cerca de 100 doentes
O Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Esta certificação, segundo o Centro Hospitalar, encontra-se “em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português”.
“A manutenção deste reconhecimento é importante, pois reafirma uma prestação de cuidados sustentada na competência profissional e na adesão às melhores práticas baseadas na evidência científica, incluindo as da segurança dos doentes e dos profissionais, empenhada na implementação e melhoria dos processos assistenciais, tendo como propósito a satisfação dos utentes e a melhoria da eficácia, da efetividade e da eficiência da prática assistencial em oncologia”, afirma o CHBM em comunicado enviado à nossa redação.
O modelo ACSA foi adotado pelas autoridades de saúde em Portugal porque, segundo explica o Centro Hospitalar, é “o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português”.
O Serviço de Oncologia, apesar dos constrangimentos levantados pela pandemia, realizou, no ano de 2021, segundo dados apresentados pelo CHBM, mais de 11 mil consultas, mais de 5 mil sessões de hospital de dia e assistiu em internamento cerca de 100 doentes. Foi certificado em outubro de 2016, com o nível bom, e engloba a área de internamento e ambulatório (consulta externa e hospital de dia).