Semana das Festas do Barrete Verde e das Salinas

Vila alcochetana espera receber milhares de visitantes durante os cinco dias de muita animação, largadas de touros, bailes, concertos e corridas de touros

Estão de regresso as Festas do Barrete Verde e das Salinas em Alcochete, que decorrem entre os próximos dias 12 a 16. A autarquia, em comunicado, revela que espera receber nestas tão aguardadas festas, em que se homenageiam ao salineiro, forcado e campino, milhares de visitantes para “para celebrar a cultura e as tradições de Alcochete”.

“São cinco dias de festas marcados pelas largadas de toiros, bailes, corridas de toiros, concertos e, sobretudo, por muita animação pelas ruas do centro da vila”, afirma a câmara de Alcochete em comunicado.

A homenagem ao salineiro, forcado e campino, no Palco S. João, às 21h45, no dia 12, marca o arranque das festas. Contudo, é a vertente tauromáquica que mais marca estas festas, havendo lugar a cinco entradas de toiros na vila, sete largadas e três corridas de touros na Praça de Touros de Alcochete.

A primeira corrida acontece no dia 12 pelas 22 horas e apresenta-se como uma corrida de oportunidade. Entram em praça os jovens cavaleiros Marco Santos, Francisco Cortes, Francisco Canalles e Mariana d’Avó, que lidam um curro de novilhos da ganadaria Foro de Almeida. Pegam os forcados amadores do Montijo e de Alcochete.

No domingo, dia 14 pelas 18h00, acontece o XL Concurso de Ganadarias António Manuel Cardoso “Néné”, com um curro de touros das ganadarias Branco Núncio, António Silva, Vinhas, Fernandes de Castro, Passanha e Alves Inácio, para serem lidados pelos cavaleiros João Telles, Francisco Palha e João Salgueiro da Costa. Pegam em solitário os amadores de Alcochete.

Por último, já no dia 16 pelas 22h00, entram em praça António Ribeiro Telles, João Moura Jr. e António Prates para lidarem seis touros da ganadaria Vinhas. Pegam os forcados amadores de Montemor e do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.

As festas não se resumem à tauromaquia e há muita animação programada. O dia 13 fica marcado pela atuação, no Palco S.João pelas 22h30, Luís Trigacheiro, e a Noite da Sardinha Assada, a partir das 23h30.

No domingo, às 22h00, tem lugar a procissão em honra de N.ª Senhora da Vida, com apontamento de fados e bênção dos barcos. No feriado de 15 de agosto, como manda a tradição, há o Almoço do Alcochetano, a partir das 12h30, e o concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, às 22h30 no Palco S. João.

As festas encerram com um concerto de José Cid às 22h30 no Palco S. João, e o fogo-de-artifício às 02h00.

Referência ainda para bailes, sevilhanas, arruadas, fados e passeios a bordo do Bote Leão que acontecem ao longo destes cinco dias das Festas.

O programa completo encontra-se disponível em: www.cm-alcochete.pt