Está ainda programada a inauguração da obra de reabilitação da Rua Miguel Pais – Prolongamento do Passeio do Cais e a inauguração da exposição “Lindo pôr-do-sol”, de Sérgio Lemos
O Montijo celebra este domingo o seu 37º aniversário de elevação a cidade. A autarquia tem programadas alguns eventos e ações, a partir das 17h00, para assinalar este dia tão especial na história da cidade.
As celebrações arrancam com a inauguração da obra de reabilitação da Rua Miguel Pais – Prolongamento do Passeio do Cais. De acordo com a autarquia, o projeto do novo jardim da Rua Miguel Pais compreende um edifício-jardim inclinado com passeios envolventes, com o objetivo de ligação da cidade com o rio. Os passeios permitem a instalação de esplanadas generosas dos espaços comerciais existentes, e futuros, aumentando as áreas de lazer. Neste espaço é possível ainda encontrar uma calçada que apresentam desenhos naturalistas, da autoria da artista plástica montijense Fernanda Fragateiro.
“O projeto foi incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e tem um investimento de 387.480.21€, com financiamento de 225.884,68€ por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020”, explica a autarquia.
As celebrações continuam com a inauguração da exposição “Lindo pôr-do-sol”, de Sérgio Lemos, fotojornalista que reside no Montijo, na Galeria Municipal pelas 17h30. “Nesta exposição apresenta-nos uma série de fotografias com um caráter subjetivo muito forte, que resultam do seu modo de olhar, da sua perceção, das suas ideias e da sua criatividade”, refere a câmara.
A mostra ficará patente até 8 de outubro e poderá ser visitada de 3.ª a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
As comemorações do Dia da Cidade terminam com o concerto de Pedro Abrunhosa, na zona ribeirinha, marcado para as 22h00.
A vila do Montijo foi elevada a cidade no dia 14 de agosto de 1985, através da Lei n.º 32/85.