Autarquia recebeu “Crachá de Ouro” da Liga dos Bombeiros pelo apoio prestado aos bombeiros, num aniversário que também fica marcado pela apresentação e batismo de três novas viaturas para a corporação
Na passada sexta-feira, o Cineteatro Municipal João Mota recebeu a sessão solene do 119º aniversário da Real Associação de Bombeiros Voluntários de Sesimbra. Neste momento importante, fica o reconhecimento, feito pelos representantes de várias entidades, do trabalho e importância desta instituição para a população.
“É um privilégio estarmos nas comemorações desta associação pelo que ela representa para a comunidade. Os bombeiros e a autarquia têm uma relação de responsabilidade e confiança, e o que procuramos são soluções, caminhando juntos”, afirmou o presidente da câmara de Sesimbra, Francisco Jesus. O autarca recordou ainda o investimento que a câmara tem feito na corporação, o que “tem permitido aumentar a capacidade de intervenção e socorro”.
Fidelino Pereira, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, agradeceu o apoio da autarquia e referiu que “passados 119 anos, o princípio dos bombeiros é o mesmo”.
Ricardo Caleiro, comandante dos bombeiros, referiu que aquela é uma “é uma casa onde se fazem pessoas e equipas”, enaltecendo o trabalho, entrega e dedicação de todos aqueles que fazem ou fizeram parte dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
Destaque na cerimónia para a entrega do “Crachá de Ouro”, da Liga dos Bombeiros, que esteve representada por Marco Martins, à câmara de Sesimbra, pelo apoio que a autarquia tem prestado aos bombeiros. O momento solene foi ainda palco para a promoção de novos bombeiros e entrega de condecorações.
O aniversário fica ainda marcado pela apresentação e batismo de três novas viaturas, entre as quais um veículo urbano de combate a incêndios, equipado com um depósito de água com capacidade para 3 mil e 500 litros, e dois depósitos de espuma. O veículo está ainda preparado para apoiar ema ações de desencarceramento em acidentes viários e estruturais.
A viatura foi adquirida pela câmara de Sesimbra, o que representou um investimento de 318 mil euros, segundo a autarquia.
“Esta era uma das prioridades dos bombeiros, que assim vê aumentar a capacidade de intervenção da corporação, uma vez que, até hoje, contava apenas com uma viatura semelhante, mas já com vários anos”, explica a câmara em comunicado.