Rachid Timchara, fundador e responsável pela empresa, em conversa com o nosso jornal, recorda como esta nasceu e cresceu, deixando ainda algumas perspetivas para o seu futuro.
A Côte D’Azur, empresa que opera no ramo imobiliário em vários pontos do distrito de Setúbal, atingiu a assinalável marca de uma década de existência. A celebração aconteceu na passada sexta-feira em Sesimbra, localidade que viu nascer e crescer o projeto, e reuniu toda a equipa neste momento importante da sua história.
“Estamos orgulhosos do percurso que temos feito”, afirma Rachid Timchara, fundador e, atualmente, um dos responsáveis pela Côte D’Azur em declarações ao Jornal Semmais. “Espero que celebremos os próximos 10, 15, 20 anos”, sublinhou, de forma bem-humorada, o responsável.
O empresário, que começou a dar os seus primeiros passos na construção, recorda como o nasceu o projeto, um sonho seu em estabelecer uma marca própria. “Estávamos numa altura de crise, mas não temia isso. Não desvalorizando, naturalmente, mas sou uma pessoa positiva por natureza e acreditava no projeto e queria cumprir este sonho”, refere.
“Acredito que também beneficiamos da experiência e know-how que tínhamos na área e isso ajudou a ultrapassar algumas dificuldades que podíamos ter ao início”, explica o responsável, acrescentando “é nas alturas de crise em que conseguimos fazer melhores negócios”. E é assim que o negócio foi dando os primeiros passos em Sesimbra.
Em 2013, segundo Rachid Timchara aparecem as primeiras grandes alavancas que começaram a impulsionar o projeto. A constituição de Andreia Pereira como sócia do projeto, que veio, segundo o empresário, “acrescentar conhecimento e grande dinâmica”, a empresa conseguiu o seu primeiro grande empreendimento, paralelamente adicionando mais colaboradores. “As pessoas foram chegando com a mesma motivação e com as mesmas ideias”, sublinha o responsável.
A empresa foi crescendo, abrindo lojas na região de Setúbal e acrescentando mais colaboradores. Rachid Timchara refere dois momentos, em particular, que vieram marcar este crescimento, pela sua experiência e conhecimento, nomeadamente a chegada de Paulo Lima ao cargo de diretor-geral, no ano de 2017 e de Pedro Ramos, pouco depois, para diretor de recursos humanos.
As perspetivas para o futuro são positivas, segundo Rachid Timchara. “O mercado está estável. Há pessoas que dizem que vai haver uma grande crise imobiliária, mas a verdade é que nunca se viu o mercado a crescer durante tantos anos consecutivamente”, garante o responsável.
Para o responsável nunca houve tanta procura, referindo, inclusivamente, que “margem sul é o futuro”. “As pessoas querem investir. Especialmente os estrangeiros têm procurado muito Portugal, especialmente esta região (distrito de Setúbal) e querem investir muito”, revela Rachid Timchara.
Tendo dado os primeiros passos na construção, atualmente a Côte D’Azur tem diversos departamentos, que vão desde o ramo imobiliário, tratamento de burocracias e financiamento, contando com cerca de 180 colaboradores. A empresa tem sete lojas, distribuídas por vários pontos do Distrito e uma financeira.
Trabalhar com e para as pessoas
Um dos aspetos que Rachid Timchara enfatizou ao longo da conversa com o nosso jornal, foi a importância que a Côte D’Azur dá para as pessoas, em trabalhar para as pessoas. “Não é apenas vender as casas, fazer um projeto para um terreno, um investimento, não. Nós temos de trabalhar com as pessoas é para elas que nós trabalhamos”, explica o responsável.
Com essa preocupação latente, além da atividade empresarial, a Côte D’Azur aposta forte em políticas de responsabilidade social, comprovada pelas ações de solidariedade e outros eventos promovidos ou que a empresa se associa. Por exemplo, a 4 Estações Associação Solidária, que tem se expandido de forma galopante, ajudando milhares de famílias, não apenas em Portugal, como também em alguns países africanos de língua oficial portuguesa, é financiada pela Côte D’Azur
“Estamos orgulhos que a empresa seja reconhecida nessa questão, ainda mais por conseguirmos que essa seja uma preocupação transversal a todas as nossa equipas”, refere Rachid Timchara. “Acredito que essa tem de ser a natureza humana. Ajudar e estar próximo daqueles que mais precisam”, sublinha o empresário.