Festival Andanças regressa amanhã em Campinho

Certame que decorre sob a paisagem da planície alentejana e barragem do Alqueva, marca um encontro de música, dança e de culturas

Arranca amanhã o Festival Andanças, que regressa com uma nova casa, Campinho, uma aldeia ribeirinha no concelho de Reguengo de Monsaraz, levando música, dança e encontro de culturas até ao próximo dia 21.

Os sete espaços de programação, preparados para receber até cerca de 1500 pessoas, acolhem as mais de 120 atividades, incluindo bailes, concertos, atividades para crianças, performance e teatro, entre muitas outras, sob a paisagem da planície alentejana e barragem do Alqueva

As manhãs e os finais de tarde serão dedicados às oficinas de dança: de Bollywood ao forró, das danças catalãs, às romani ou dos Balcãs, dos bailes mandados às chamarritas dos Açores, passando pela dança oriental ou pela bachata.

Os bailes iniciam-se pelas 22h00 e prolongam-se noite fora em três palcos: seara, quintal, assim chamado por se encontrar instalado no quintal da casa de uma família de Campinho, e o palco feira. Destaque para atuação dos suíços Bruno et Maria Avec Heiri, no dia de amanhã, o de abertura do festival.

O festival conta com os portugueses Burel, Parapente700, Não És Tu Sou Eu, Dahu e Folky Bal’boa, numa programação a que se juntam grupos estrangeiros como Duo De Schepper – Souvandjiev, Geronimo e Aérokorda, da Bélgica; Balão Power Trio, Brasil; Ulúa, La Rúa Del Bal e Giravolt, além do galego Sergio Cobos, Espanha; Lo Stivale Che Balla, Itália;

Os concertos iniciam-se pelas 17h00. A Urtiga, Malino e CaosArte irão atuar no lavadouro da aldeia. Pelo palco Campinho irão passar, entre outros, quatro formações locais: Grupo Brisas do Atlântico, Al Canti, Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e Grupo de Cantares Encanta Modas.

Referência para a ligação com a cultura alentejana, com a realização, segundo a organização, de uma oficina de viola campaniça, a cargo de Nelson Conde, outra de pintura alentejana, com Alda Garcia, e visitas à Olaria Patalim, em São Pedro do Corval, e à Fábrica Alentejana de Lanifícios, em Reguengos de Monsaraz.

O Espaço Criança terá atividades ao longo do dia, com uma programação que inclui, por exemplo, rodas cantadas, ateliês de jogos, de máscaras e de confecção de bonecos de pano e sessões de histórias. Instalada no Quintal Criança, que também será palco de diversas atividades, na tenda do Circo VagaMundo haverá espetáculo e uma oficina de circo e acrobacia dirigida a pais e filhos.

Todos os dias, logo pela manhã (9h00) e ao final de tarde (19h00), os visitantes poderão encontrar oficinas de relaxamento com propostas como yoga, meditação, reflexologia, danças circulares sagradas, postura e alongamentos ou massagem ayurvédica, entre outras.

A novidade desta edição, além do novo espaço do festival, é o Transfer Alqueva que irá levar os participantes à praia fluvial de Monsaraz. “A partida de Campinho será pelas 14h45 e o regresso às 17h15, aproveitando o momento de pausa da programação, nas horas quentes”, explica a organização.

Haverá ainda caminhadas por trilhos da região, um passeio de veleiro no Alqueva e oficinas e passeios de bicicletas dinamizados pela Cicloficina dos Anjos

Todas as informações sobre o festival e as atividades programadas podem ser consultadas no site www.andancas.net