Apreendidas mais de quatro toneladas de amêijoa japónica em Alcochete

Apreensão é resultado de uma operação da Polícia Marítima e da GNR. Bivalves, por se encontrarem vivos, acabaram por ser devolvidos ao seu habitat

Mais de quatro toneladas de amêijoa japónica e quatro embarcações foram esta quinta-feira apreendidas no concelho de Alcochete, distrito de Setúbal, no âmbito de uma operação de fiscalização à captura ilegal de bivalves, anunciou a Polícia Marítima.

Em comunicado, aquela força policial especificou que foi apreendido um total de 4.760 quilogramas de amêijoa japónica.

Durante a operação, desenvolvida em conjunto pela Polícia Marítima e pela GNR do Montijo, foram fiscalizadas “quatro embarcações que transportavam um total de 3.560kg de amêijoa japónica, cuja captura se encontra proibida”, lê-se no comunicado.

Dessa fiscalização resultou a apreensão das embarcações, duas balanças e a amêijoa japónica que, “por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao seu habitat natural”.

Foi também fiscalizada uma viatura em situação irregular por transportar bivalves sem a devida documentação, tendo no seu interior cerca de 1.200kg de amêijoa japónica, refere a nota.

Segundo a Polícia Marítima, “foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo a amêijoa japónica capturada sido apreendida para posterior destruição”.