Célia David e João Fernandez retomam projeto, que estreou em dezembro, e com eles autores como Homero, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill, Adília Lopes, Laurie Anderson e tantos outros, abrilhantados com temas musicais originais
Tem texto, mas não falamos de uma peça. Tem música, mas não falamos apenas de concerto. Tem poesia, mas também não é um simples momento de declamação de poesia. Então, o que é o “Poetria”, espetáculo do Teatro Animação de Setúbal, estreado em dezembro e que regressa ao palco amanhã?
Segundo Célia David, atriz e encenadora do espetáculo, em conversa com o nosso jornal, estamos perante “uma performance artística criada a partir das palavras dos poetas e textos de autores dramáticos, clássicos e contemporâneos, em articulação com temas musicais originais, apresentado ao vivo e em tempo real”.
É a atriz que assume as interpretações dos poemas, estando entregue a responsabilidade da música do espetáculo a João Fernandez. Ainda assim, por não ser uma peça comum, obrigada a obedecer com rigidez um guião, estes papéis são dinâmicos. “Existe muita versatilidade e polivalência. Há espaço para o improviso. Tanto que eu também ajudo na música e o João na interpretação dos poemas”, refere Célia David.
O espetáculo reúne poesia de diversos autores, de variados estilos, sendo possível encontrar autores como Adília Lopes, Homero, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill, Marguerite, Duras, Paul Strand, Augusto Boal, Mário Cesariny, Joaquim Pessoa, Fernando Pinto do Amaral, Herberto Hélder, Laurie Andersen, Mário de Sá Carneiro, Joaquim Pessoa e até mesmo um anónimo japonês.
O regresso do espetáculo foi muito fomentando pela ambição de o divulgar por diversos meios. “Recebemos o interesse de vários festivais de poesia, da Península Ibérica, e também de escolas para fazer essa divulgação”, revela Célia David, acrescentando, “penso que será um registo bastante interessante e importante”.
O espetáculo tem sessões marcadas para os dias 1, 2 e 3 de setembro pelas 21h30, no Teatro de Bolso, sala do Teatro Animação de Setúbal. As sessões têm entrada gratuita, sujeita a reserva prévia através do nº 932 563 905 e geral@tas.pt.