Setúbal debate novos caminhos da educação e cidadania

“A cidade como espaço de educação para a paz, liberdade e cidadania” é o tema da VIII Conferência Anual de Educação de Setúbal, realizada na próxima quinta-feira no Fórum Municipal de Luísa Todi

A Conferência Anual de Educação de Setúbal, que visa promover a reflexão sobre novos caminhos para a educação e o ensino, assim como debater a definição de ações concretas adaptadas às especificidades do território, começa com uma alocução do professor Viriato Soromenho Marques, da Universidade de Lisboa, logo após a intervenção do presidente da Câmara de Setúbal, pelas 09h30, na sessão de abertura.

De acordo com o programa anunciado pela autarquia sadina, pelas 11h00, terá lugar a mesa-redonda “O papel das redes na promoção da educação para a paz e cidadania”, moderada pela professora Carla Cibele, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Este painel deverá contar com os contributos do assessor de aprendizagem da Cidades e Governos Locais Unidos, do Brasil, Fernando Santomauro, e da coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, Helena Águeda Marujo.

Estão igualmente previstas as participações do presidente do Instituto Padre António Vieira e diretor das Academias de Líderes Ubuntu, Rui Marques, e da professora universitária Maria Manuela Mendes, representante do Projeto EduCig — Desempenhos Escolares entre os Ciganos.

A VIII Conferência Anual de Educação inclui ainda a apresentação de experiências e projetos de âmbito local pensados para a área da Educação, que terá lugar pelas 14h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.