Secular Feira das Cebolas regressa a Portalegre a partir de sexta-feira

A secular Feira das Cebolas, em Portalegre, regressa ao jardim da Avenida da Liberdade, a partir de sexta-feira, com um mercado de produtos hortícolas e agroalimentares, artesanato, espaços dedicados à gastronomia e concertos.

Promovida pela Câmara de Portalegre, a Feira das Cebolas vai permitir aos visitantes adquirirem, até domingo, produtos “icónicos” daquela região alentejana, disse a organização.

O evento vai contar com mercado de produtos hortícolas e agroalimentares, pavilhões de artesanato e de instituições e empresas e também um espaço para divertimento para os mais novos, referiu o município.

Além disso, a feira incluirá uma área dedicada à gastronomia, onde os visitantes vão poder saborear vários petiscos.

Na sexta-feira, o evento vai ser inaugurado pelas 18:00, com uma arruada pela Trupe da Banda Filarmónica de Alegrete, estando ainda anunciados vários espetáculos, com destaque para um concerto com a artista Nena, às 22:30.

No sábado, além do concerto com a artista Rita Guerra, a partir das 22:30, a Feira das Cebolas vai oferecer aos visitantes, ao longo do dia, outros espetáculos musicais, de dança, teatro, um baile tradicional e, a finalizar o dia, a atuação de um dj.

Já no domingo, terceiro e último dia da feira, o programa vai incluir um passeio de bicicletas clássicas, uma demonstração de danças sevilhanas ou a atuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista de Portalegre.

A partir das 17:00, a praça de touros José Elias Martins, em Portalegre, vai receber uma corrida à portuguesa – concurso de ganadarias, com os cavaleiros João Moura, Rui Salvador e Luís Rouxinol, cabendo as pegas ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre.

Os espetáculos musicais vão regressar, depois, a partir das 19:00, ao jardim da Avenida da Liberdade, com o artista Eduardo Branco, seguindo-se os grupos Raízes de Coimbra e Coimbra no Sado.

Torneio de tiro ao alvo e demonstração de tiro olímpico, nas disciplinas de carabina e pistola de ar comprimido, são outras das atividades programadas para o certame que tem entradas gratuitas, exceto na corrida de touros.