Festas da Moita regressam esta noite prometendo grande entusiasmo e animação

Emanuel, Fingertips, José Cid, Sons do Minho, Maninho, Ana Bacalhau e Tatanka, Irmãos Verdades, Áurea e Calema são alguns dos atrativos do castiço certame, que conta ainda com a sua forte vertente religiosa e tauromáquica

As Festas da Moita, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, sempre muito aguardadas pela população local e pelos milhares de visitantes que se deslocam ao município, arrancam esta noite, prometendo muita animação até ao próximo dia 18.

O certame é encarado de forma duplamente especial, já que regres- sa sem qualquer constrangimento provocado pela pandemia de Covid-19 e é a primeira edição do novo executivo camarário, liderado pelo socialista Carlos Albino.

“Há uma grande expectativa da nossa parte. É uma grande honra poder participar naquilo que é o regresso das nossas festas na sua plenitude”, disse ao Semmais Sara Silva, vereadora da câmara da Moita com o pelouro da Cultura.

A autarca destacou ainda o trabalho feito pelo conselho coorde- nador que organiza o evento, com o apoio da câmara. “Procurou-se manter a tradição das nossas festas, as raízes, a história da freguesia e do concelho em si”, sublinha, relembrando as ligações do certame “à religião, tauromaquia e ao rio”.

A edição deste ano vai contar com quatro palcos distintos, de forma a “atingir vários públicos”, numa programação variada, como desta- ca a vereadora Sara Silva.

Pelo Palco da Marginal vão pas- sar nomes como Emanuel, Fingertips, José Cid, Sons do Minho, Maninho, Ana Bacalhau convida Tatanka, Irmãos Verdades, Áurea e Calema. No Palco da Praça da República vão ter lugar variados espetáculos, des- de bandas de tributo a filarmónicas, passando por sevilhanas, danças de salão e folclore. O Palco do Largo Conde Ferreira vai acolher bailes populares e o Palco do Cais vai ter animação com DJ’s.

A imponente procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem decorre, como habitualmente, no primeiro domingo, além dos vários apontamentos religiosos que vão acontecer ao longo do certame. Já a tradicional regata com barcos típicos do Tejo, a Feira Taurina, ou a FECI – Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão de Exposições, são outros dos pontos altos, assim como a aguardada “Tarde do Fogareiro”, que se realiza na próxima sexta-feira.

Como manda a tradição, estará bem presente a vertente tauromáquica. Além das, habituais esperas e largadas de touros, a Praça de Touros Daniel do Nascimento acolhe quatro espetáculos integrados na Feira Taurina de Setembro.

Toda a programação pode ser consultada no site da câmara da Moita