Quatro dos seis atletas que partem para esta aventura vão em estreia absoluta internacional. Jovens vão com entusiasmo, expectativa, mas também com muita responsabilidade.
Seis ginastas do Clube Naval Setubalense integram a comitiva portuguesa que irá ao Campeonato Europeu de TeamGym, a realizar-se entre os próximos dias 14 e 17 no Luxemburgo.
João Bola, Ana Lopes, Teresa Sebastião, Beatriz Raposo, Matilde São Miguel e Carolina Reis, antes de partirem para esta aventura estiveram à conversa com o Semmais, revelando entusiasmo, expectativa, natural nervosismo, mas também responsabilidade.
“É o esforço recompensado. É um bom sentimento. Passámos a barreira de ser mais um atleta em Portugal, para ser um atleta de seleção”, afirma João Bola, de 27 anos, o mais experiente do grupo, que vai integrar a equipa sénior mista, atingindo o quarto europeu da sua carreira.
No campo feminino, a seleção nacional faz a estreia, levando pela primeira vez uma equipa júnior. Do grupo das atletas, apenas Teresa Sebastião, de 17 anos, tem experiência internacional, tendo já representado Portugal no ano passado em juniores mistos.
“Aquilo que tenho procurado transmitir às minhas colegas, dada à experiência que tive, é que aproveitem a experiência e se divirtam. É uma experiên- cia única”, confessa Teresa Sebastião.
Equipa diz-se preparada para dar o seu melhor
A juventude da equipa e a inexperiência em competição além fronteiras não assusta as jovens ginastas. “Estamos bem. Vamos lá para dar o nosso melhor. Estamos orgulhosas, nem toda a gente consegue chegar a este nível”, afirma Beatriz Raposo.
Ao estarem na mesma equipa nacional de juniores, as ginastas do Naval Setubalense conseguem transportar dinâmicas e experiência por se conhecerem e treinarem há algum tempo juntas. “É um fator importante”, concordam as cinco. “É sempre bom tê-las a encorajar e é uma grande ajuda psicológica”, sublinha Teresa Sebastião.
Para além disso, afirmam ter já criado boas sinergias e união com as outras três atletas, de outros clubes, que compõem o grupo. “Demo-nos todas logo bem. Foi algo natural”, confessa Matilde São Miguel. Um sentimento partilhado pelo lado masculino. “Estamos sempre a aprender e a melhorar uns com os outros. Quem chega é sempre integrado e acrescenta sempre algo positivo”, comenta João Bola.
José Martinez, técnico de ginástica do Clube Naval Setubalense, deixa rasgados elogios aos atletas. “Estamos a falar de ginas- tas de elite a nível nacional, com um extenso palmarés e que merecem totalmente esta convocatória e viver esta experiência” afirma o responsável.