Amora FC vende cara a derrota frente ao SC Braga no arranque da Liga BPI

Bracarenses, no lote das candidatas ao título nacional feminino, não tiveram vida fácil no Serrado, tendo chegado à vitória pressionadas já na segunda parte. Penalti desbloqueou o jogo ao minuto 60.

O Amora FC arrancou a sua campanha na Liga BPI com uma derrota frente ao SC Braga, por 1-3. O emblema amorense deu boa réplica às “guerreiras do minho”, também empurrado pela bela moldura humana presente no Centro de Treinos do Serrado, vendo a derrota chegar amargamente, apenas na última meia hora da partida.

A equipa orientada por Luís Ramalho apresentou-se com Irís Silva (baliza), Bia Pereira, Iris Ferreira, Ju Santos, Carolina Ribeiro (capitã), Ana Rita Viegas, Maria Dias, Bárbara Lopes, Andreia Cordeiro, Natasha Wahnon e Mafalda Barboz.

O SC Braga, treinado por Gonçalo Nunes, iniciou com Patrícia Morais (baliza), Beatriz Rodrigues, Leah Lewis, Marie-Aurelle Awona, Catarina Pereira, Nicole Nunes, Laura Luís, Ana Rute, Carolina Kehrer, Vitória Almeia e Beatriz Fonseca.

As bracarenses foram autoras do primeiro sinal de perigo junto às balizas. Ao minuto 21, Laura Luís consegue desviar o cruzamento de Carolina Kehrer, vindo da esquerda, que tocou caprichosamente no poste para alívio das amorenses. O emblema visitante iria efetivar o seu ascendente e ao minuto 36 abriu o marcador. Num canto, após cabeceamento de Marie-Aurelle Awona, desviado para a trave pela guardiã do Amora, Leah Lewis só precisou de encostar.

As amorenses não baixaram os braços e empurradas pelo seu público foram à procura do empate. Num lance de contra-ataque, à passagem do minuto 40, Ana Rita Viegas, assistida por Mafalda Barboz, desfere um belo remate que só parou nas redes minhotas e igualou a partida.

Na segunda parte, o Braga fez valer a sua experiência e qualidade individual para pressionar o Amora e procurar a vitória. Ao minuto 60, a árbitra marca penalti a favor das bracarenses, castigando falta de Ana Rita Viegas sobre Vitória Almeida. A jogadora do Amora entra tarde para o corte, mas, recorrendo às imagens, fica a ideia de que não chega a atingir a jogadora bracarense, que, por sua vez, conquista o penalti, caindo. A central Anouk Dekker, que, entretanto, tinha entrado na partida, assumiu a marcação e fez o 2-1, num remate que quase foi parado pela guarda-redes do Amora.

A jogadora neerlandesa voltaria a estar a evidência à entrada do último quarto de hora. No meio da confusão, dentro da área do Amora, após livre lateral de Dolores Silva, a queimar a linha da grande área, a defesa aproveitou uma sobra para fechar as contas da partida em 1-3.

Após vender cara a derrota frente ao SC Braga, o Amora FC tem encontro marcado já para o fim-de-semana. O emblema amorense desloca-se no próximo domingo, pelas 15h00, ao Damaiense para a 2ª Jornada da Liga BPI