A cidade recebe, a partir de sábado, a Festa do Museu, que tem como objetivo “estimular o interesse” e “captar a atenção da comunidade” pelo património cultural desta localidade alentejana.
A Festa do Museu é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) em parceria com o Museu Rainha Dona Leonor, de Beja, e o respetivo Grupo de Amigos do Museu, contando com o apoio do município.
A iniciativa, que se prolonga até segunda-feira, “pretende estimular o interesse” e “captar a atenção da comunidade pelo património cultural da cidade” e pelo museu “como parte integrante desse valioso legado”, revelou a DRCA em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a mesma fonte, ao longo destes três dias serão realizadas várias atividades no Museu Rainha Dona Leonor, todas com “entrada livre”, “que se caracterizam pela diversidade, originalidade e por estarem associadas a outras manifestações culturais”.
A Festa do Museu arranca às 10:00 de sábado, tendo lugar, no primeiro dia, entre outros destaques, uma visita temática para dar a conhecer a azulejaria na cidade (11:30), assim como uma sessão de arte urbana com Cristina Matos e João Rocha (15:00).
Neste primeiro dia está igualmente prevista, às 19:00, a inauguração de uma exposição do artista têxtil Ayumi Kajiwara.
Para domingo estão agendadas uma oficina de restauro de pintura (11:30), uma conferência sobre antropologia e música ibérica, com Rosalía Mowgli (17:00), e um concerto do Coro de Câmara de Beja (19:00).
A Festa do Museu termina na segunda-feira, dia em que estão previstas diversas oficinas e atividades direcionadas à comunidade escolar da cidade.