Instituição tem comemorado ao longo deste ano marco na sua história. Com uma forte proximidade à comunidade, presta por serviços prestados da infância ao idoso, saúde, educação e apoio social
Este ano é especial para a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC), localizada no concelho do Montijo, já que celebra o seu 150º aniversário, com foco especial para a data da sua fundação, o dia 8 de novembro.
“150 anos de existência de uma instituição têm necessariamente de corresponder a uma presença marcante dessa instituição na vida da comunidade em que está inserida”, afirma Pedro Santos, presidente do concelho de administração da União Mutualista. “A UMNSC tem sabido responder às necessidades da comunidade que serve e onde tem assumido uma presença cada vez mais abrangente, com valências que vão da infância ao idoso, da educação à saúde, passando pelo apoio social”, sublinha o mesmo responsável ao Semmais.
“Este percurso traduz-se numa importância social e numa proximidade cada vez maiores junto das pessoas e da comunidade e é confirmado pelos cerca de 3600 associados que a UMNSC se orgulha de ter (o seu maior ativo!) e pelos cerca de 1000 utentes/clientes que serve diariamente”, destacou Patrícia Soares, enfermeira e membro do concelho de administração, que também participou na conversa com o nosso jornal.
No âmbito das celebrações, a União Mutualista tem levado a cabo diversas ações e atividades, como por exemplo é a exposição “União Mutualista: Uma Presença Ativa no Montijo”, patente até ao dia 31 de outubro na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva. A exposição pode ser visitada entre segunda-feira e sexta-feira pelas 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e tem entrada gratuita,
Empenho e estabilidade essenciais para o futuro
Ultrapassadas as dificuldades colocadas pela pandemia, onde a União Mutualista se evidenciou pelo seu rigor, empenho e também inovação, com a introdução da “Box das Emoções” – que permitia o encontro de familiares com os utentes do lar em segurança – a instituição tem bem delineados os objetivos para o futuro.
“A UMNSC encontra-se num momento da sua vida que exige o maior rigor e empenho de todos os elementos da sua equipa, a todos os níveis da organização”, referem os responsáveis.
Uma das preocupações passa pela estabilidade financeira, face às pesadas dividas que ainda tem, segundo os atuais responsáveis, herdadas das anteriores administrações. “Não podemos perder de vista a curto e médio prazo passa por conseguir manter a estabilidade e ter a capacidade de libertar, pelo menos, 500 mil euros por ano, nos próximos 20 anos”, explica Pedro Santos.
Paralelamente, o principal desafio da UMNSC passa por honrar as suas missões e valores. “Não pode deixar de ser aquele que é a razão de ser desta instituição, o cumprir da sua missão junto da comunidade a quem responde desde 1872, no apoio social e, de forma cada vez mais presente e transversal”, sublinham, em concordância os responsáveis.