Dia Nacional do Mutualismo é celebrado amanhã no Montijo

Extenso programa comemorativo, passa, principalmente, pelo Cinema Teatro Joaquim d’Almeida. Iniciativa está ainda integrada nas comemorações dos 150 anos da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição

A cidade do Montijo foi escolhida para acolher o Dia Nacional do Mutualismo, que tem um programa recheado para o dia de amanhã, a realizar-se no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida sob o tema “Novos desafios da proteção social em Portugal”.

A escolha pelo concelho do Montijo não é inocente, como explica Paulo Roseira, presidente do concelho de administração da Associação Portuguesa de Mutualidades (APM-RedeMut), em declarações disponibilizadas ao nosso jornal, já que a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC), localizada neste concelho, está a celebrar este ano 150 anos de existência.

“A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição é um bom exemplo da prossecução da missão mutualista. Fá-lo, aliás, de forma exemplar há 150 anos” elogiou a responsável nas declarações.

Para Pedro Santos, presidente do conselho de administração da UMNSC, é um orgulho acolher o Dia Nacional do Mutualismo e prova do trabalho da mutualista no Montijo.

“O facto da APM-RedeMut realizar este encontro no Montijo é por nós entendido, não só como uma valorização do papel da UMNSC na comunidade montijense desde há um século e meio, mas também como o reconhecimento do esforço que esta equipa empreendeu para reestruturar e conseguir estabilizar a instituição, num momento em que esta corria sérios riscos de colapsar, devido a enormes dívidas herdadas e a uma gestão caótica que tornava a associação praticamente inoperante”, sublinhou em declarações enviadas ao nosso jornal.

Paula Roseira considera o dia de amanhã é de enorme importância para o Mutualismo. “O dia 25 de outubro é uma data histórica para o movimento mutualista, pois assinala a vontade das associações mutualistas cooperarem entre si, desenvolvendo em conjunto projetos de inovação e modernização do movimento mutualista”.

O Dia Nacional do Mutualismo arranca pelas 10h00 com a sessão comemorativa, a cargo de Paula Roseira. Segue-se um dia de conversas e diversos debates.

A partir das 10h15 acontece a conferências “Os serviços do e-health e a capacitação tecnologócia”, com moderação, do ex-secretário de Estado para a transição digital, André Aragão de Azevedo. Haverá espaço para uma viagem à Estónia, com a presença de Rain Laane, CEO da Estonian Health Insurance Fund, e também o debate “Que caminhos para Portugal?”, com Francisco Rita, presidente do concelho de administração do Montepio Rainha Dona Leonor.

Ainda na manhã, a partir das 11h15, acontecerá a sessão com o título “Fundos estruturais para a economia social”, com moderação de Luisa Malhó, diretora da Segurança Social de Setúbal, abordando ainda os temas “Linhas de financiamento de apoio à capacitação e á transformação digital da economia social”, com Mária Dulce Barros, secretária técnica do Programa Operacional de Lisboa; e ainda “Apoio Domiciliário 4.0 – Que estratégia para os cuidados domiciliários?” com Catarina Marcelino, vice-presidente do conselho de administração do Instituto Social de Segurança Social

O programa só é retomado pelas 15h00, com a visita à exposição “União Mutualista – Uma presença ativa no Montijo”, patente na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva.

A partir das 16h30 as atenções voltam-se a centrar para o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, com o lançamento da campanha “Por um Mutualismo + Jovem”, uma novidade este ano, para apelar à participação dos jovens nas associações mutualistas.

A sessão de encerramento arranca a partir das 17h00, onde estarão presentes Nuno Canta, presidente da câmara do Montijo, e Fernando Amaro, vice-presidente da APM-RedeMut.