Justa divisão de pontos no Bonfim entre Vitória FC e FC Alverca

Fica na retina uma grande primeira parte de futebol, onde se voltou a destacar Zequinha, com um golo e outros momentos dignos de registo, num empate marcado pela manhã chuvosa em Setúbal.

Na chuvosa manhã de ontem, Vitória FC e FC Alverca anularam-se no Estádio do Bonfim, numa partida bem disputada a contar para a 7ª jornada da Liga 3, entre dois possíveis candidatos à subida de divisão.

Os sadinos não apresentaram alterações no onze inicial, alinhando com Rafa Alves (guarda-redes), Tiago Melo, Adama François, Lourenço Henriques, David Santos, José Semedo (capitão), Daniel Carvalho, Lucas Marques, José Varela, Zequinha e Gabriel Lima.

Já o Alverca, orientado por Leandro Pires, apresentou-se com Kadú (guarda-redes), Zé Oliveira, Pedro Venaque, Victor Luiz, Miguel Pires, Marcos Silva, Tiago Morgado, Evandro Brandão (capitão), Jefferson Nem, Ricardo Rodrigues e Tavinho

O conjunto visitante não podia ter pedido melhor início. À passagem do minuto cinco, Marcos Silva aproveita uma bola perdida na área do Vitória, na sequência de um canto, e num remate colocado abre o marcador para o Alverca.

O Vitória apresentou algumas dificuldades e nervosismo com o golo sofrido, mas conseguiu estabilizar e ter mais bola. Com isso os sadinos começaram-se a aproximar com mais frequência da baliza visitante. Foi, então, com justiça que no minuto 33, Zequinha, quem mais poderia ser, elevou-se na área e respondeu assertivamente a um cruzamento de Lourenço Henriques e empatava a partida.

Nem a chuva, que ia decidindo aparecer, tirava a animação do jogo. Bem disputado, com ambas as equipas a procurarem sobrepor-se uma à outra. Não foi surpresa que até ao intervalo houvesse mais oportunidades de golo para cada lado.

O suspeito do costume, Zequinha teve nos pés um lance vistoso de futebol. Na chegada do minuto 40, o experiente avançado recebe a bola numa transição rápida, parte para cima da defesa do Alverca, fletindo para o meio e desfere um forte remate colocado que explodiu na trave na baliza de Kadú, ameaçando mudança no marcador.

O Alverca não se abalou e também teve a sua ameaça. Na sequência de um canto, já dentro da compensação, depois de um desvio ao primeiro poste, Tavinho desvia para a baliza para defesa apertada de Rafa Alves, já mesmo a queimar a linha de golo.

A segunda parte trouxe um jogo diferente e menos dinâmico. As equipas respeitaram-se mais e o receio de perder sobrepôs-se à vontade de ganhar, pairando o empate no Bonfim. O Alverca conseguiu ter mais bola, mas foi de bolas paradas que conseguiu criar mais perigo, enquanto o Vitória procurou criar perigo com as suas transições rápidas.

As bolas paradas foram, ainda assim, palco das oportunidades mais relevantes na segunda etapa. Já bem perto do fim, Zequinha consegue cabecear a bola, na sequência de um canto, mas atirou à figura do guardião do Alverca. Os visitantes tiveram na cabeça de Evandro Brandão um momento de perigo. O médio soltou-se de marcação e atirou ao lado da baliza sadina. Ainda no ramo das bolas paradas, François teve o último momento digno de registo. O central antecipou-se ao guarda-redes do Alverca, mas viu a bola sair por cima da barra.

Com este empate, o Vitória chega aos 11 pontos e está a quatro do líder Caldas, mas acompanha o comboio da subida, ocupando, à condição, o 4º lugar da Serie B da Liga 3.