A APAMB formalizou protocolo com a Liga Portuguesa de Bombeiros para a recolha de óleos com benefícios para as corporações aderentes da campanha. É o ambiente e a solidariedade de mãos dadas
A Liga dos Bombeiros Portugueses e a Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental (APAMB), com sede em Setúbal, firmaram, recentemente, o protocolo com vista a dinamização da campanha “Reciclar Traz Futuro”, uma iniciativa que, em nome da sustentabilidade ambiental e social, visa sensibilizar as famílias para a necessidade da entrega dos óleos usados para reciclagem, desta feita, contribuindo para ajudar misericórdias e corporações de bombeiros à escala nacional.
Segundo os promotores da campanha, em Portugal produzem-se cerca de 90 mil toneladas de óleo, 60 mil são do mercado doméstico e 30 mil da restauração e refeitórios. “Apesar de não ser um processo perfeito, no caso da restauração e refeitórios são recolhidos uma boa percentagem, enquanto que das 60 toneladas produzidas nas casas das pessoas, perto de 56 mil vão parar aos esgotos, trazendo problemas graves para o ambiente”, revela João Gonçalves, presidente da APAMP, explicando ao nosso jornal as razões que levaram ao lançamento desta campanha.
O responsável explica que a “Reciclar Traz Futuro” quer aproveitar o caráter solidário dos portugueses. “O que pretendemos é fazer com que as pessoas se motivem para a urgência da recolha e reciclagem destes óleos, evitando que se contaminem as águas, se destruam os sistemas de saneamento, ao mesmo tempo que, desta forma, ajudam os bombeiros, uma classe que nos ajuda permanentemente”.
Os bombeiros portugueses, representados pela Liga dos Bombeiros, receberam com entusiasmo esta iniciativa. Quem o afirma é António Nunes, presidente da LBP: “A Liga está sempre disponível para fazer parte de projetos que visem a melhoria da sociedade, e que, como acontece neste caso, visem a solidariedade, o ambiente e todas as causas que possam contribuir para que as associações humanitárias de bombeiros voluntários possam ser ajudados”.
O líder dos bombeiros portugueses afirma ainda que estas campanhas “assumem particular importância”, porque, como é este caso, vão ajudar a combater a situação de “subfinanciamento crónico” das corporações de bombeiros a nível nacional. “Qualquer tipo de valores que se possa angariar contribui para a melhoria da situação”, sublinha ao Semmais António Nunes. E acrescenta: “A minha expetativa é que as associações adiram e que possam contribuir para esta questão ambiental, que é hoje uma questão central para todos nós”.
No distrito de Setúbal já estão em marcha a colocação de olões em várias corporações de bombeiros, mas também em misericórdias, através de um protocolo idêntico formalizado entre a APAMB e a União das Misericórdias Portuguesas, numa campanha que se pretende estender por todo o território nacional.
A “Reciclar Traz Futuro” conta com um conjunto de embaixadores que vão ajudar na sua divulgação, como é o caso do cantor Filipe Gonçalves, que esteve presente na assinatura do referido protocolo. Dos restantes embaixadores destacam-se nomes como os grupos musicais “Os Anjos”, “Calema”, e outras figuras ligadas ao mundo do espetáculo, desporto, gastronomia e empresariado, tais como Fernando Pereira, Fernando Mendes, Madjer e Daniel Kenedy, Fernando Semedo, Dina Oliveira, Marco Costa, Leonor Freitas, Carlos Beato, Rachid Tinchara e Andreia Pereira.