Na sequência da operação realizada com a Polícia Marítima de Lisboa, além das ameijoas foi também apreendida uma embarcação. Dois homens, de 36 e 54 anos, foram identificados e alvos de um auto de contraordenação.
A GNR anunciou a apreensão de 885 quilos de amêijoa-japonesa, apreendidas ontem em Alcochete numa ação de fiscalização à apanha de bivalves, no concelho de Alcochete, numa operação realizada em colaboração com a Polícia Marítima de Lisboa.
Em comunicado, a Guarda explica que, no decorrer da ação policial foram identificados dois homens, com 36 e 54 anos, tendo sido elaborado “o respetivo auto de contraordenação por transporte de amêijoa sem documento de registo de moluscos bivalves vivos, equinodermes e tunicados, motivo que levou à apreensão dos bivalves”. Foi também apreendida uma embarcação.
“Estas ações conjuntas e concertadas pretendem não só sensibilizar, mas também reprimir a apanha ilegal destes bivalves no concelho de Alcochete, uma vez que a captura, o depósito e a expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem, fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves, mas também evitar que os bivalves possam ser comercializados”, sublinha a GNR no referido comunicado.