Administração da Autoeuropa congratula-se com decisão da CT de cancelar greve

As greves agendadas para 17 e 18 de novembro na Autoeuropa foram canceladas, algo que a administração da Autoeuropa congratula. Empresa e trabalhadores voltam ao diálogo em 25 de novembro

A administração da Autoeuropa congratula-se com a posição da Comissão de Trabalhadores (CT) de cancelar as greves de 17 e 18 de novembro e aceitar voltar ao diálogo em 25 de novembro, revelou esta terça-feira fonte oficial da empresa.

“Esperamos que a conversa do dia 25 de novembro seja positiva e frutuosa”, acrescentou a mesma fonte em declarações à agência Lusa, pouco depois de ser conhecida a decisão da CT da Autoeuropa.

A CT da Autoeuropa anunciou esta terça-feira a intenção de retomar o diálogo com a administração da fábrica, na sequência da mensagem enviada na segunda-feira pela empresa a todos os trabalhadores.

Nessa mensagem, a administração da Autoeuropa anunciava que estava disponível para voltar a reunir-se com a CT, durante o mês de novembro, com o objetivo de encontrar soluções para medidas salariais e ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores, face às dificuldades económicas sentidas pelas famílias da Volkswagen Autoeuropa. A empresa adiantava ainda que as medidas adicionais resultantes do empenho conjunto da Volkswagen Autoeuropa e da CT, deverão ser consideradas como aditamento ao acordo laboral vigente.

Apesar de a Comissão de Trabalhadores já ter assumido que pretende cancelar a greve, o SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, e o STASA, Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel, prometem manter o pré-aviso de greve para as próximas quinta e sexta-feira.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, o SITE-Sul considera que não lhe resta alternativa que não seja a manutenção da greve e apela para que os trabalhadores “mantenham a firmeza e não embarquem em mensagens ilusórias”.