Universidade de Évora celebra Dia Nacional da Cultura Científica

Conjunto de ações passam pelo Palácio do Vimioso, Biblioteca Pública de Évora e Auditório Soror Mariana durante esta tarde.

O Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora, assinala ao longo desta tarde o Dia Nacional da Cultura Científica.

Na programação desta iniciativa, destaque para a 1ª Mostra de Documentário Científico da Universidade de Évora, que irá decorrer a partir das 18h00 no Auditório Soror Mariana, com a exibição de nove trabalhos.

A iniciativa arranca às 15h30 com a palestra “Os pequenos corpos do Sistema Solar” por Nuno Peixinho, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Coimbra, na sala 205 do Palácio do Vimioso.

A partir das 16h30 espaço para o lançamento do livro “Évora com Ciência – percursos” com a apresentação a cargo de Manuel Branco, numa sessão a decorrer na Biblioteca Pública de Évora

O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.