Duas jogadoras do GDESSA na Seleção Nacional de Basquetebol

Márcia Costa, uma das jogadoras convocadas, brilhou esta quinta-feira com 33 pontos, apesar da derrota frente à Grã-Bretanha. Qualificação para o EuroBasket 2023 continua em aberto e segue-se a deslocação à Estónia este domingo.

Márcia Costa e Maianca Umabano, duas atletas do GDESSA do Barreiro, fazem parte das 16 eleitas pelo selecionador nacional feminino Ricardo Vasconcelos, para os próximos compromissos da seleção nacional feminina de basquetebol para a qualificação para o EuroBasket 2023.

A chamada para representar o país é sempre um momento alto para um atleta e não é diferente para estas jogadoras. “É sempre um motivo de orgulho. É sempre o reconhecimento do trabalho que fazemos no clube. Existe muita qualidade, infelizmente não podem ir todas, logo temos mais orgulho ainda por estar neste lote de escolhidas”, afirma Márcia Costa em conversa com o nosso jornal, antes de se juntar ao estágio da seleção nacional, no início desta semana.

A jogadora aproveitou e deixou elogios à qualidade das suas colegas de seleção e ao trabalho que tem sido feito pela equipa. “Acredito muito neste grupo. Existe aqui uma mistura boa entre jogadoras mais experientes e mais novas, mas que temos o mesmo objetivo. Estamos habituadas a jogar sempre para ganhar e querer mais”, sublinha a atleta.

Márcia Costa acredita que o momento atual da seleção, que classifica como muito positivo, tem vindo a ser construído ao longo de vários anos. “Temos tido a experiência competitiva das últimas qualificações. Apesar de ser diferente, podemos sempre aprender muito e melhorar com estes jogos internacionais”, reflete.

Seleção acredita na qualificação para o Europeu

Márcia Costa destaca o equilíbrio do grupo onde está Portugal. “Pelo que já jogamos e vimos das outras equipas, estamos todas muito próximas a nível técnico e individual. Naturalmente que existem coisas melhores e piores de cada equipa, mas vejo sobretudo com muito equilíbrio”.

A atleta do GDESSA acredita, ainda assim, que o atual conjunto pode levar Portugal ao Europeu da modalidade. “Acredito muito em nós. Apesar das dificuldades acredito que podemos vencer as partidas e estar à altura dos momentos decisivos”, conclui.