Câmara de Elvas investe cerca de 40 mil euros em iluminação de Natal

Um total de 10 ruas de Elvas vai ficar decorado com iluminação de Natal, a partir do dia 7 de dezembro, num investimento que ronda os 40 mil euros, anunciou hoje a câmara municipal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Município de Elvas explicou que, além das 10 ruas que vão receber a iluminação alusiva à quadra natalícia, vai ser ainda instalada uma árvore de Natal na Praça da República.

Trata-se de “um investimento na ordem dos 40 mil euros, em que imperam os temas natalícios e as luzes em tons branco, dourado e vermelho”, pode ler-se no documento.

De acordo com a autarquia, presidida por José Rondão Almeida, eleito pelo Movimento Cívico Por Elvas (MCPE), a decisão de acender este ano a iluminação de Natal “alguns dias mais tarde”, prende-se com as “novas diretrizes” do Governo sobre a necessidade de reduzir os custos com energia e a eficiência energética, bem como com “condicionalismos” da empresa E-Redes, entidade que efetua a ligação elétrica nas ruas.

A Câmara de Elvas acrescentou ainda que optou por arrancar com a iniciativa no dia 07 de dezembro por a data coincidir com o inicio do evento “Elvas Cidade Natal”.

Num outro comunicado, publicado na sua página na Internet, o município indicou que o evento “Elvas Cidade Natal” foi aprovado, por unanimidade, em reunião de câmara no dia 12 de outubro e que vai estender-se até ao mês de janeiro.

O centro histórico da cidade vai “servir de palco” para esta iniciativa, acolhendo a Praça da República uma feira de Natal, de 7 de dezembro até ao dia 8 de janeiro.

Esta feira inclui a “Aldeia do Pai Natal”, a “Casa dos Duendes”, a “Fábrica dos Brinquedos”, entre outras diversões, como um carrossel parisiense e uma míni roda gigante.

O centro histórico vai contar ainda com um pórtico de entrada, bonecos de neve, bengalas natalícias, um Pai Natal gigante, bolas, renas e um banco decorativo, “apelando à magia da quadra”, referiu a câmara.

A tradição do presépio no adro da Sé e a realização de concertos natalícios e de um presépio ao vivo são outros dos atrativos, bem como com a possibilidade de efetuar viagens num comboio turístico decorado para o efeito.

“Todo este programa vai contar com o apoio das associações e instituições locais, de forma a criar-se um programa para todas as faixas etárias e dinamizar o centro histórico da cidade, que vai contar com sonorização nas principais artérias comerciais”, acrescentou o município.