Seixal aprova obra do núcleo urbano antigo de Arrentela

A Câmara do Seixal aprovou  a adjudicação da obra de reformulação do passeio ribeirinho de Arrentela e a requalificação dos espaços exteriores do núcleo urbano antigo daquela localidade, com prazo de execução de 730 dias.

A aprovação surge nove meses depois de o executivo camarário do Seixal (CDU), no distrito de Setúbal, ter aprovado a abertura de concurso para a obra que custará mais de dois milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia adianta que na reunião do executivo foi ainda aprovada a adjudicação da empreitada de ampliação da Escola Básica N.º 1 de Paio Pires, pelo valor de 1,39 milhões de euros, com um prazo de execução de um ano.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, salienta que estes investimentos “são essenciais, sendo que o primeiro irá melhorar substancialmente a qualidade de vida dos habitantes da Arrentela e lugares circundantes” e, o segundo, porque é uma infraestrutura fundamental “dado o crescimento da população da Aldeia de Paio Pires”.

No âmbito da aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê investimentos para apoio às comunidades desfavorecidas nas áreas metropolitanas, a autarquia aprovou um apoio global de 110.945 euros, relativo ao pagamento de tranches previstas para o ano de 2022, a várias instituições da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

Também neste âmbito, foi aprovado o apoio global de 66.475 euros, relativo a tranches de 2022, a seis instituições da freguesia de Amora.

Na reunião, foi igualmente aprovado o apoio de 65 mil euros à Casa do Educador do Seixal para o projeto de uma residência sénior, assim como um apoio de 14.890 euros à Associação Vita Nativa – Conservação da Natureza para a implementação do segundo Plano de Valorização da Biodiversidade da Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços para 2023.

Foi ainda aprovado o apoio de 1.200 euros ao Instituto Novo Ser – Associação com Intervenção Social e outro de mil euros para a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas.

O executivo aprovou também a comparticipação de 100 mil euros ao projeto Seixal Criativo, nomeadamente à Associação Weekend Riders, de forma a consolidar parcerias que permitam o seu desenvolvimento e acompanhamento pedagógico e formativo.

Em comunicado, o PS do Seixal justificou o voto contra dos seus eleitos a este apoio alegando que o executivo comunista propôs a celebração de um protocolo com a associação sete dias depois de ter sido criada.

Na reunião de hoje, o executivo camarário aprovou também uma verba de 100 mil euros para a Associação de Amigos do Pinhal do General para a construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General, assim como de 10 mil euros para a Sociedade Filarmónica União Arrentelense, sete mil euros para a Sociedade Filarmónica União Seixalense e 1.250 para o Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas.

Outro dos pontos aprovados foi a parceria entre a Câmara do Seixal e a empresa Electrão, visando a manutenção da rede de Pontos Electrão já existente no concelho, nomeadamente nos edifícios dos serviços centrais e dos serviços operacionais da câmara municipal, e o protocolo de cooperação “Projeto Piloto de Recolha Porta a Porta de Resíduos de Equipam